VAMOS FALAR DE MARKETING?

VAMOS FALAR DE MARKETING?

Nos primórdios da década de 50, surgiu o marketing no Brasil, um novo segmento marcado principalmente pelo processo de industrialização do governo de Juscelino Kubistchek e mudanças tecnológicas profundas. Marketing, que é uma palavra proveniente do idioma inglês e derivada de Market ( mercado), engloba outras atividades que vão além de vender, como distribuir, promover, precificar e divulgar demais atividades que levam o produto certo ao consumidor.

 

MAS QUEM É O RESPONSAVEL POR ESSA CIÊNCIA TÃO IMPORTANTE PARA A ECONOMIA?

 

Ele se chama Philip Kotler, o grande propulsor do marketing. É claro que existem outros autores que também deixaram sua contribuição para que o marketing tenha a tamanha importância que tem hoje mas, Philip, como gosta de ser chamado em Northwestern University desde 1988, um dos mais importantes centros de estudo de negócios do mundo, é sem dúvidas, a maior referência no assunto. De uma forma bem sintética, podemos dizer que o gerenciamento de marketing deve ser realizado sob a ótica de quatro variáveis que estão interligadas e dependem uma das outras. E é ai que entra em cena Jerome E Mc Carthy, criador dos 4Ps de Marketing ( produto, preço, praça e promoção). Ou, como é chamado até hoje, MIX DE MARKETING.

Ou seja, se juntarmos os conceitos de marketing segundo Kotler e McCarthy, podemos definir marketing como:

“O PROCESSO PELO QUAL OS INDIVÍDUOS SATISFAZEM SUAS NECESSIDADES E DESEJOS POR MEIO DA AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DISTRIBUÍDOS ADEQUADAMENTE, PROMOVIDOS ESTRATEGICAMENTE, PELO PREÇO JUSTO NO LOCAL CERTO”.

Da mesma forma com que a tecnologia avança, ela arrasta o marketing para suas tendências. E o que podemos ver é a forma acelerada com que o marketing vem avançando no século XXI. Foram várias as etapas pela qual passou a ciência do marketing, até chegarmos a atual denominada Marketing 5.0 que une a tecnologia com o bem-estar humano, fazendo com que a tecnologia trabalhe a favor da nossa qualidade de vida. Esse conceito foi explicado no livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade” dos autores Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan.

Marketing 5.0: pilares, importância e como aplicar

MAS ONDE O PROFISIONAL DE MARKETING PODE TRABALHAR, JEFF?

É o que você deve estar se perguntando, não é mesmo? Mas, veja bem, são inúmeras as áreas que você pode atuar. Aqui seguem algumas para responde a essa questão:

 

  • Vendas e Publicidade

  • Marca/Branding

  • Endomarketing

  • Gestão de Sucesso do Cliente/Customer Success

  • Pesquisa de mercado

  • Vendas

  • Eventos

  • Marketing Digital, entre outras.

E a média salarial de um profissional de marketing circula entre R$3.000,00 a R$5.000,00. Está esperando o que para vir para a São José e se graduar em Marketing?

ALÉM DISSO, O NOSSO CURSO APRESENTA UMA MATRIZ CURRICULAR ATUALIZADA E ADERENTE AO MERCADO. QUER SABER COMO?

Incialmente, para cada um dos seis períodos cursados na nossa graduação, o estudante realiza um projeto integrador que tem como finalidade o ajudar na construção e alinhamento de trabalhos realizados em equipes, quando os conceitos e ferramentas de marketing são postos à prova por eles.

 

Nesse processo, adotamos um ensino baseado em metodologias ativas, tais como a sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, gamificação, Design Thinking e aprendizagem baseada em projetos. Desta forma, o aluno é acompanhado por um tutor facilitador que o ajuda a tirar todas as suas dúvida de forma que este consiga rapidamente compreender o conceito do marketing e seja incorporado pelo mercado.

Se você se identificou com o que eu lhe disse sobre marketing, venha conversar comigo. Vamos bater um papo e poderei detalhar mais um pouco sobre essa carreira promissora.

TE AGUARDO AQUI!

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