Visão Geral

Você quer entender melhor os princípios básicos da educação para ter a competência para administrar escolas, ser imponente em sala de aula e ter a habilidade de resolver assuntos educacionais com clareza e maestria? Então o curso de Pedagogia de UniSãoJosé é o que você precisa. O curso visa desenvolver todas as competências e habilidades necessárias para que o estudante consiga atuar em diversos segmentos como: ensino fundamental, educação de jovens e adultos, curso de ensino médio entre outros. O curso de Pedagogia está estruturado em doze 12 quadrimestrais, o que permite ao estudante receber certificações intermediárias ao término de cada módulo. Certificado em Ensino à Distância e Metodologias Ativas e Inovadoras; Certificado em Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil; Certificado em Currículo e Práticas Pedagógicas Inclusivas. Outro grande diferencial é a realização das práticas dos componentes extracurriculares ao longo de cada módulo. Este projeto será orientado e acompanhado pelo tutor do módulo, onde os estudantes poderão participar e interagir, em tempo real, trocando experiências com outros estudantes de todo Brasil e tirando suas dúvidas quanto aos conteúdos das aulas.

Graduação UniSãoJosé

Processo Seletivo 100% online

Faça agora e garanta a sua vaga.

Inscreva-se agora

Coordenação

Prof. Me.

Victor Ramos da Silva

Prof. Me.

Victor Ramos da Silva

E-mail:

Formação Acadêmica:

Doutorando em Linguística com ênfase em Neurociência pela UFRJ (desde 2021), onde é membro do Grupo de Pesquisa em Biologia da Linguagem (desde 2020) e do Laboratório de Acesso Sintático, Eletrofisiologia e Neurociência da Linguagem – ACESIN (desde 2020); É Mestre em Estudos de Linguagem com ênfase em Psicolinguística Experimental pela UFF (2013 a 2015), onde foi membro do Grupo de Pesquisa em Psicolinguística Experimental – GEPPEX (entre 2013 e 2017); Especialista em Psicopedagogia pela FAMESP (2020 – 2021), Psicologia também pela FAMESP (2021 – 2021) e Gestão Escolar pela ANEAS (2017 – 2019); Graduado nos cursos de Licenciatura em Letras – Português e Inglês (2010 -2012) e Pedagogia (2019 – 2020) pela FEUC; Possui cursos na área de Educação, Metodologia, Ensino a Distância e Línguas; Foi titulado em Conhecimentos Pedagógico pela Universidade de Cambridge (Teaching Knowledge Test) em 2012.

Experiência Profissional:

Trabalha, desde 2007, como professor da Educação Básica, já tendo atuado no ensino regular, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação a Distância, na esfera privada, na rede pública, com curso técnicos, preparatórios e em gestão, acumulando experiências na Secretaria de Estado de Educação (de 2015 a atualmente), na Rede MV1 Total de Ensino (de 2013 a 2019), na Escola Santa Clara (de 2010 a 2013), dentre outros. Nas funções da área de gestão, já foi diretor acadêmico e coordenador pedagógico da Escola Santa Clara (de 2011 a 2013), diretor adjunto do Centro Educacional Assis Lima (de 2011 a 2012) e orientador educacional da Secretaria de Estado de Educação (de 2020 a atualmente). No Ensino Superior, atua desde 2013. Na área de ensino, pesquisa e extensão, lecionou todas as disciplinas do Curso de Letras na FEUC (entre 2013 e 2020) e grande parte das disciplinas do curso de Pedagogia, no mesmo período e local. Além da referida instituição, tem atuação, em níveis de graduação e pós-graduação, nas Faculdades Simonsen, na UniABEU, na Uni.MSB, na Faculdade Bezerra de Araújo, na UniCBE, na Faculdade Minerva, na CENSUPEG e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem linha de atuação nas disciplinas do mote das linguagens, das práticas de ensino, da legislação educacional e da psicopedagogia. No âmbito da gestão, no Ensino Superior, atua como vice-diretor acadêmico das Faculdades Simonsen, coordenador do curso de Pedagogia da FABA e foi, entre 2013 e 2019, coordenador geral de graduação, coordenador de pós-graduação, coordenador de pesquisa e extensão, coordenador das secretarias e de registro, coordenador de cursos livres e membro do conselho administrativo da FEUC. Junto ao Ministério da Educação, é avaliador do Ensino Superior Nacional junto ao INEP (desde 2018) em avaliações institucionais e dos cursos de Letras e Pedagogia e, pela CAPES, já fui coordenador de gestão do PIBID (2017 – 2018), coordenador de subprojeto do PIBID (2019) e preceptor da Residência Pedagógica (2019 – 2020). Recentemente, foi convidado pelo Centro Universitário São José (UniSão José), a mudar horizontes e perspectivas e assumir a gestão acadêmica dos cursos de licenciatura a distância em Matemática, Pedagogia e História, do curso presencial de licenciatura em Pedagogia e do programa Residência Pedagógica prezando pela inovação, pela qualidade e pela tradição da UniSãoJosé.

Matriz Curricular

  • Educação Ambiental e para os Direitos Humanos

  • Estudos Históricos Educacionais

  • Fundamentos da Filosofia

  • Leitura, Produção e Interpretação de Texto

  • Prática dos Componentes Curriculares I

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Fundamentos Socioantropológicos

  • Fundamentos da Psicologia

  • Legislação Educacional

  • Metodologia do Trabalho Acadêmico

  • Prática dos Componentes Curriculares II

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Bases Filosóficas e Sociológicas da Educação

  • Políticas Públicas e do Terceiro Setor

  • Prática dos Componentes Curriculares III

  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

  • Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Governança

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    242

  • Avaliação Educacional

  • Empreendedorismo

  • Prática dos Componentes Curriculares IV

  • Raciocínio Lógico

  • Ética e Cidadania

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Ética e Cidadania

  • Didática Geral: Ensino e Aprendizagem

  • Educação Financeira

  • Gestão de Tecnologias, Informação e Comunicação

  • Políticas Públicas, Organização e Gestão da Educação Brasileira

  • Prática dos Componentes Curriculares V

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Currículos e Programas: Políticas e Práticas

  • Fundamentos e Práticas na Educação Inclusiva

  • Fundamentos e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

  • Libras-Língua Brasileira de Sinais

  • Prática dos Componentes Curriculares VI

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    200

  • Coleta Análise e Interpretação de Dados

  • Economia Digital e Inovação

  • Matemática Básica e Estatística Aplicada

  • Planejamento e Projeto Pedagógico

  • Prática dos Componentes Curriculares VII

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Alfabetização e Letramento

  • Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem

  • Corpo e Movimento na Escola

  • Fundamentos e Práticas na Educação na Educação Infantil

  • Prática dos Componentes Curriculares VIII

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    308

  • Fundamentos Metodológicos da História e Geografia

  • Fundamentos Metodológicos da Lígua Portuguesa

  • Fundamentos e Práticas nas Ciências

  • Fundamentos e Práticas nas Séries Iniciais

  • Prática dos Componentes Curriculares IX

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    242

  • Arte e Educação

  • Fundamentos Metodológicos da Matemática

  • Fundamentos e Práticas na Docência das Unidades Curriculares Pedagógicas

  • Literatura Infanto Juvenil

  • Prática dos Componentes Curriculares X

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    264

  • Ensino Híbrido e Abordagens Inovadoras

  • Metodologias Ativas no Processo de Ensino Aprendizagem

  • Políticas e Práticas da Educação à Distância

  • Prática dos Componentes Curriculares XI

  • Práticas Inovadoras na Educação Básica

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa

  • Produção de Material Didático

  • Prática dos Componentes Curriculares XII

  • Trabalho de Conclusão de Curso I

  • Trabalho de Conclusão de Curso II

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

Diferenciais do Curso

  1. O curso de Pedagogia está estruturado em doze módulos quadrimestrais, o que permite ao estudante receber certificações intermediárias ao término de cada módulo, dentre outros.

  2. Sem Texto.

  3. Sem Texto.

  4. Sem Texto.

  5. Outro grande diferencial do curso é a realização das práticas dos componentes curriculares ao longo de cada módulo, que visa garantir uma ponte constante entre os conteúdos assimilados em cada unidade de aprendizagem e o mundo real das escolas de Ensino Fundamental e Médio e empresas públicas e privadas. Estas práticas serão orientadas e acompanhadas pelo tutor do módulo, por meio de aulas remotas previamente agendadas, nas quais os estudantes poderão participar e interagir, em tempo real, trocando experiências com outros estudantes de todo Brasil e tirando suas dúvidas sobre os conteúdos das aulas.

  6. Além de tudo isso, o curso dispõe de uma matriz curricular moderna e diversificada, antenada com as novas tecnologias de ensino aprendizagem, representadas em unidades curriculares como: POLÍTICAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO À DIST NCIA, PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO HÍBRIDO E ABORDAGENS INOVADORAS e METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

https://saojose.br/wp-content/uploads/2021/11/download.png

Outros Cursos

Escola de Saúde e Educação Até 69% de Desconto

Graduação Presencial
Educação Física - Licenciatura

Escola de Saúde e Educação Até 67% de Desconto

Graduação Presencial
Enfermagem

Escola de Saúde e Educação Até 70% de Desconto

Graduação Presencial
Ciências Biológicas - Licenciatura

Escola de Negócios Até 65% de Desconto

Graduação Presencial
Administração

Escola de Direito Até 67% de Desconto

Graduação Presencial
Direito

Escola de Negócios Até 70% de Desconto

Graduação Presencial
Ciências Contábeis

Graduação UniSãoJosé

Processo Seletivo 100% online

Faça agora e garanta a sua vaga.

Inscreva-se agora