Ícone Chapéu de Formatura

Visão Geral

Gosta de reviver os fatos da época e repassá-los para as gerações mais jovens contextualizando todo o acontecimento histórico? Então o curso de Licenciatura em História de UniSãoJosé é o que você está procurando. No curso de Licenciatura em História da UniSãoJosé, o aluno poderá desenvolver competências e habilidades de maneira que o prepare para lecionar tanto área pública quanto na área privada. O curso está estruturado em 12 módulos, o que permite ao estudante receber uma 3 certificações intermediárias ao término de cada módulo como, por exemplo: Certificado em Ensino à Distância e Metodologias Ativas e Inovadoras; Certificado em Teoria e Prática do Ensino da História do Brasil; Certificado em Teoria e Prática do Ensino da História Antiga e Medieval. Outro grande diferencial é a realização das práticas dos componentes extracurriculares ao longo de cada módulo. Este projeto será orientado e acompanhado pelo tutor do módulo, onde os estudantes poderão participar e interagir, em tempo real, trocando experiências com outros estudantes de todo Brasil e tirando suas dúvidas quanto aos conteúdos das aulas.

Coordenação

Profª. Drª

Rita de Cássia Borges de Magalhães Amaral

Profª. Drª

Rita de Cássia Borges de Magalhães Amaral

E-mail:

Formação Acadêmica:

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Pós-graduada em Gestão e Planejamento Educacional pela PUC ( 1990), Planejamento, Implementação de Gestão da EaD pela UFF (2013), Designer Instrucional pelo IDI (2017), Metodologias do Ensino na Educação Superior pela UNINTER (2018), Pedagogia Empresarial pela PUC-SP (2015), Mestre em Antropologia e Sociologia pela UFRJ (1997), Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ (2007).

Experiência Profissional:

Pedagoga atuante na Educação Básica e Superior desde 1985. Supervisora Educacional aposentada do SEEDUC; Professora Universitária desde 1996, na área de gestão atuou como Coordenadora Pedagógica em EaD (1998-2002); Diretora de Programas de EaD (2003- 2008). Atualmente exerce a função de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Coordenadora dos Cursos de Licenciatura a Distância, Assessora de Projetos Educacionais do Centro Universitário São José (2009-2021). Membro do Conselho Universitário do Centro Universitário São José (2019). Editor Científico Adjunto da Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar da UNISÃOJOSÉ. Membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED (2010-2021). Avaliadora Institucional e de Cursos do INEP/MEC, também integrante da Comissão de Especialistas em Educação a Distância da Secretaria de Educação Superior-SESu/MEC desde 2004. Supervisora da Seres/MEC desde 2010. Pesquisadora na PUC/SP na linha de pesquisa em Administração Estratégica (2013-2021) e na Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP- Movimentos Docentes (2020-2021).

Matriz Curricular

  • Educação Ambiental e para os direitos humanos

  • Estudos históricos educacionais

  • Fundamentos de Filosofia

  • Leitura, produção e interpretação de texto

  • Prática dos componentes curriculares

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Fundamentos Socioantropológicos

  • Fundamentos de psicologia

  • Legislação Educacional

  • Metodologia do trabalho acadêmico

  • Prática dos componentes curriculares

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Bases filosóficas e sociológicas da educação

  • Políticas Públicas e do Terceiro Setor

  • Prática dos componentes curriculares

  • Psicologia de desenvolvimento e da aprendizagem

  • Responsabilidade social e desenvolvimento sustentável e governança

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Avaliação educacional

  • Empreendedorismo

  • Prática dos componentes curriculares

  • Raciocínio Lógico

  • Ética e cidadania

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Didática geral: Ensino e aprendizagem

  • Educação financeira

  • Gestão de tecnologias, informação e comunicação

  • Políticas Públicas, organização e gestão da educação brasileira

  • Prática dos componentes curriculares

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Currículos e programas: políticas e práticas

  • Fundamentos e práticas na educação de jovens e adultos

  • Fundamentos e práticas na educação inclusiva

  • Libras- Língua Brasileira de sinais

  • Prática dos componentes curriculares

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    242

  • Coleta, análise e interpretação de dados

  • Economia digital e inovação

  • Matemática básica e estatística aplicada

  • Planejamento e projeto pedagógico

  • Prática dos componentes curriculares

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • História Antiga

  • História Medieval I

  • História Medieval II

  • Prática dos componentes curriculares

  • Teoria da História e Historiografia

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    264

  • História Moderna I

  • História Moderna II

  • História da América: Das Independências aos desafios contemporâneos

  • História da América: Origem e colonização

  • Prática dos componentes curriculares

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    264

  • Historiografia Brasileira

  • História do Brasil Colônia

  • História do Brasil Império

  • História do Brasil Republica

  • Prática dos componentes curriculares

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    264

  • Ensino Híbrido e Abordagens Inovadoras

  • Metodologias Ativas no Processo Ensino Aprendizagem

  • Políticas e Práticas da educação à distância

  • Prática dos componentes curriculares

  • Práticas Inovadoras na Educação Básica

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Conteúdo e Metodologia do Ensino da História

  • História Contemporânea

  • Prática dos componentes curriculares

  • Trabalho de conclusão de curso I

  • Trabalho de conclusão de curso II

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    242

Diferenciais do Curso

  1. O curso de Licenciatura em História está estruturado em doze módulos quadrimestrais, o que permite ao estudante receber certificações intermediárias ao término de cada módulo, dentre outros:

  2. Sem Texto

  3. Sem Texto

  4. Sem Texto

  5. Outro grande diferencial do curso é a realização das práticas dos componentes curriculares ao longo de cada módulo, que visa garantir uma ponte constante entre os conteúdos assimilados em cada unidade de aprendizagem e o mundo real das escolas de Ensino Fundamental e Médio. Estas práticas serão orientadas e acompanhadas pelo tutor do módulo, por meio de aulas remotas previamente agendadas, nas quais os estudantes poderão participar e interagir, em tempo real, trocando experiências com outros estudantes de todo Brasil e tirando suas dúvidas sobre os conteúdos das aulas.

  6. Além de tudo isso, o curso dispõe de uma matriz curricular moderna e diversificada, antenada com as novas tecnologias de ensino aprendizagem, representadas em unidades curriculares como: POLÍTICAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO À DIST NCIA, PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO HÍBRIDO E ABORDAGENS INOVADORAS e METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

https://saojose.br/wp-content/uploads/2021/11/icon-graduacao.png

Outros Cursos da Área

Escola de Saúde e Educação Até 76% de Desconto

Graduação Presencial
Pedagogia

Escola de Saúde e Educação

Graduação EAD
Pedagogia

Graduação UniSãoJosé

Processo Seletivo 100% online

Faça agora e garanta a sua vaga.

Inscreva-se agora

Graduação UniSãoJosé

Processo Seletivo 100% online

Faça agora e garanta a sua vaga.

Inscreva-se agora