Ícone Chapéu de Formatura

Visão Geral

Gosta de reviver os fatos da época e repassá-los para as gerações mais jovens contextualizando todo o acontecimento histórico? Então o curso de Licenciatura em História de UniSãoJosé é o que você está procurando. No curso de Licenciatura em História da UniSãoJosé, o aluno poderá desenvolver competências e habilidades de maneira que o prepare para lecionar tanto área pública quanto na área privada. O curso está estruturado em 12 módulos, o que permite ao estudante receber uma 3 certificações intermediárias ao término de cada módulo como, por exemplo: Certificado em Ensino à Distância e Metodologias Ativas e Inovadoras; Certificado em Teoria e Prática do Ensino da História do Brasil; Certificado em Teoria e Prática do Ensino da História Antiga e Medieval. Outro grande diferencial é a realização das práticas dos componentes extracurriculares ao longo de cada módulo. Este projeto será orientado e acompanhado pelo tutor do módulo, onde os estudantes poderão participar e interagir, em tempo real, trocando experiências com outros estudantes de todo Brasil e tirando suas dúvidas quanto aos conteúdos das aulas.

Coordenação

Prof. Me.

Victor Ramos da Silva

Prof. Me.

Victor Ramos da Silva

E-mail:

Formação Acadêmica:

Doutorando em Linguística com ênfase em Neurociência pela UFRJ (desde 2021), onde é membro do Grupo de Pesquisa em Biologia da Linguagem (desde 2020) e do Laboratório de Acesso Sintático, Eletrofisiologia e Neurociência da Linguagem – ACESIN (desde 2020); É Mestre em Estudos de Linguagem com ênfase em Psicolinguística Experimental pela UFF (2013 a 2015), onde foi membro do Grupo de Pesquisa em Psicolinguística Experimental – GEPPEX (entre 2013 e 2017); Especialista em Psicopedagogia pela FAMESP (2020 – 2021), Psicologia também pela FAMESP (2021 – 2021) e Gestão Escolar pela ANEAS (2017 – 2019); Graduado nos cursos de Licenciatura em Letras – Português e Inglês (2010 -2012) e Pedagogia (2019 – 2020) pela FEUC; Possui cursos na área de Educação, Metodologia, Ensino a Distância e Línguas; Foi titulado em Conhecimentos Pedagógico pela Universidade de Cambridge (Teaching Knowledge Test) em 2012.

Experiência Profissional:

Trabalha, desde 2007, como professor da Educação Básica, já tendo atuado no ensino regular, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação a Distância, na esfera privada, na rede pública, com curso técnicos, preparatórios e em gestão, acumulando experiências na Secretaria de Estado de Educação (de 2015 a atualmente), na Rede MV1 Total de Ensino (de 2013 a 2019), na Escola Santa Clara (de 2010 a 2013), dentre outros. Nas funções da área de gestão, já foi diretor acadêmico e coordenador pedagógico da Escola Santa Clara (de 2011 a 2013), diretor adjunto do Centro Educacional Assis Lima (de 2011 a 2012) e orientador educacional da Secretaria de Estado de Educação (de 2020 a atualmente). No Ensino Superior, atua desde 2013. Na área de ensino, pesquisa e extensão, lecionou todas as disciplinas do Curso de Letras na FEUC (entre 2013 e 2020) e grande parte das disciplinas do curso de Pedagogia, no mesmo período e local. Além da referida instituição, tem atuação, em níveis de graduação e pós-graduação, nas Faculdades Simonsen, na UniABEU, na Uni.MSB, na Faculdade Bezerra de Araújo, na UniCBE, na Faculdade Minerva, na CENSUPEG e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem linha de atuação nas disciplinas do mote das linguagens, das práticas de ensino, da legislação educacional e da psicopedagogia. No âmbito da gestão, no Ensino Superior, atua como vice-diretor acadêmico das Faculdades Simonsen, coordenador do curso de Pedagogia da FABA e foi, entre 2013 e 2019, coordenador geral de graduação, coordenador de pós-graduação, coordenador de pesquisa e extensão, coordenador das secretarias e de registro, coordenador de cursos livres e membro do conselho administrativo da FEUC. Junto ao Ministério da Educação, é avaliador do Ensino Superior Nacional junto ao INEP (desde 2018) em avaliações institucionais e dos cursos de Letras e Pedagogia e, pela CAPES, já fui coordenador de gestão do PIBID (2017 – 2018), coordenador de subprojeto do PIBID (2019) e preceptor da Residência Pedagógica (2019 – 2020). Recentemente, foi convidado pelo Centro Universitário São José (UniSão José), a mudar horizontes e perspectivas e assumir a gestão acadêmica dos cursos de licenciatura a distância em Matemática, Pedagogia e História, do curso presencial de licenciatura em Pedagogia e do programa Residência Pedagógica prezando pela inovação, pela qualidade e pela tradição da UniSãoJosé.

Matriz Curricular

  • Educação Ambiental e para os direitos humanos

  • Estudos históricos educacionais

  • Fundamentos de Filosofia

  • Leitura, produção e interpretação de texto

  • Prática dos componentes curriculares

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Fundamentos Socioantropológicos

  • Fundamentos de psicologia

  • Legislação Educacional

  • Metodologia do trabalho acadêmico

  • Prática dos componentes curriculares

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Bases filosóficas e sociológicas da educação

  • Políticas Públicas e do Terceiro Setor

  • Prática dos componentes curriculares

  • Psicologia de desenvolvimento e da aprendizagem

  • Responsabilidade social e desenvolvimento sustentável e governança

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Avaliação educacional

  • Empreendedorismo

  • Prática dos componentes curriculares

  • Raciocínio Lógico

  • Ética e cidadania

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Didática geral: Ensino e aprendizagem

  • Educação financeira

  • Gestão de tecnologias, informação e comunicação

  • Políticas Públicas, organização e gestão da educação brasileira

  • Prática dos componentes curriculares

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Currículos e programas: políticas e práticas

  • Fundamentos e práticas na educação de jovens e adultos

  • Fundamentos e práticas na educação inclusiva

  • Libras- Língua Brasileira de sinais

  • Prática dos componentes curriculares

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    242

  • Coleta, análise e interpretação de dados

  • Economia digital e inovação

  • Matemática básica e estatística aplicada

  • Planejamento e projeto pedagógico

  • Prática dos componentes curriculares

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • História Antiga

  • História Medieval I

  • História Medieval II

  • Prática dos componentes curriculares

  • Teoria da História e Historiografia

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    264

  • História Moderna I

  • História Moderna II

  • História da América: Das Independências aos desafios contemporâneos

  • História da América: Origem e colonização

  • Prática dos componentes curriculares

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    264

  • Historiografia Brasileira

  • História do Brasil Colônia

  • História do Brasil Império

  • História do Brasil Republica

  • Prática dos componentes curriculares

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    264

  • Ensino Híbrido e Abordagens Inovadoras

  • Metodologias Ativas no Processo Ensino Aprendizagem

  • Políticas e Práticas da educação à distância

  • Prática dos componentes curriculares

  • Práticas Inovadoras na Educação Básica

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    220

  • Conteúdo e Metodologia do Ensino da História

  • História Contemporânea

  • Prática dos componentes curriculares

  • Trabalho de conclusão de curso I

  • Trabalho de conclusão de curso II

  • CARGA HORÁRIA TOTAL:

    242

Diferenciais do Curso

  1. O curso de Licenciatura em História está estruturado em doze módulos quadrimestrais, o que permite ao estudante receber certificações intermediárias ao término de cada módulo, dentre outros:

  2. Sem Texto

  3. Sem Texto

  4. Sem Texto

  5. Outro grande diferencial do curso é a realização das práticas dos componentes curriculares ao longo de cada módulo, que visa garantir uma ponte constante entre os conteúdos assimilados em cada unidade de aprendizagem e o mundo real das escolas de Ensino Fundamental e Médio. Estas práticas serão orientadas e acompanhadas pelo tutor do módulo, por meio de aulas remotas previamente agendadas, nas quais os estudantes poderão participar e interagir, em tempo real, trocando experiências com outros estudantes de todo Brasil e tirando suas dúvidas sobre os conteúdos das aulas.

  6. Além de tudo isso, o curso dispõe de uma matriz curricular moderna e diversificada, antenada com as novas tecnologias de ensino aprendizagem, representadas em unidades curriculares como: POLÍTICAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO À DIST NCIA, PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO HÍBRIDO E ABORDAGENS INOVADORAS e METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

https://saojose.br/wp-content/uploads/2021/11/icon-graduacao.png

Outros Cursos da Área

Escola de Saúde e Educação Até 76% de Desconto

Graduação Presencial
Pedagogia

Escola de Saúde e Educação

Graduação Digital
Pedagogia

Graduação UniSãoJosé

Processo Seletivo 100% online

Faça agora e garanta a sua vaga.

Inscreva-se agora

Graduação UniSãoJosé

Processo Seletivo 100% online

Faça agora e garanta a sua vaga.

Inscreva-se agora