O Programa de Monitoria e o Programa de Iniciação à Pesquisa tem atividades acadêmicas distintas, porém tem objetivos acadêmicos e profissionais similares. Nossos programas permitem que os professores avaliem o progresso dos estudantes durante os programas de pesquisas e monitoria que foram construídas durante os quatros meses, tal como estimula a participação da construção com objetivo de aprendizagem. Desenvolvendo suas habilidades para a resolução de questões complexas e torne-se um profissional ainda mais qualificado para o mercado de trabalho.
O Programa de Extensão Universitária do UNISJ (PROEXT- UNISJ) possui como premissa fundamental o conceito pactuado no I Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão Universitária das Universidades Públicas Brasileiras, ou seja, a Extensão Universitária se configura como processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Do conceito acima transcrito depreendem-se, basicamente, três pontos a serem perseguidos pelo PROEXT-UNISJ: (1) Extensão universitária entendida como processo educativo, logo, com impacto na formação científica e cultural do acadêmico; (2) A necessária articulação da Extensão com o Ensino e a Pesquisa e; (3) A relação transformadora, de mão dupla, entre a IES e Sociedade. Para tal, selecionamos discentes interessados na formação do Núcleo de Extensão Universitária (NEU – UNISÃOJOSÉ) para atual no planejamento, execução e discussão de nossas propostas extensionistas. Venha fazer parte desta equipe e fique atento aos editais de seleção.
Regras para se inscrever no programa de IP:
– Estar regularmente matriculado e em dia com a mensalidade da instituição;
– O candidato é proibido ter qualquer tipo de programa de bolsa, igual ou superior a 80%, todavia será autorizada a participação sem bolsa;
– Esse programa IP contém temas variados específicos de cada curso, que podem ser elaborados pelos professores ou pelo estudante que faz o convite ao professor orientador da área específica do projeto para anexar na inscrição;
– O candidato deverá ser classificado e avaliado pelo professor orientador ou coordenador de curso para ser aprovado;
No programa de IP a inserção do estudante pesquisador se dará mediante um processo de seleção semestralmente. Todo o início de semestre haverá a inscrição na Plataforma Forms.