ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E SUAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E SUAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

Hoje, o nosso blog vai mostrar uma área de atuação de extrema importância para nós profissionais de saúde. Vamos falar sobre a atenção primária à saúde, suas perspectivas, possibilidades de atuação e expectativas para o futuro profissional que deseja conhecer mais sobre esta grande e promissora área de atuação.

 

Ficou curioso, né?  Então vamos lá…

 

O Ministério da Saúde descreve a Atenção Primária à Saúde, como o próprio nome já diz, como o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral à coletividade. A atenção primária à saúde é uma das principais portas de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e está apoiada sobre os princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade.

 

Alguns dos serviços ofertados pela APS, por exemplo, são vacinas; Pré-natal e puerpério; rastreamento de câncer de colo uterino (preventivo) e câncer de mama; teste do pezinho; curativos; consultas individuais e coletivas realizadas por médicos, enfermeiros e dentistas. Além de acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias; Promoção da saúde e proteção social na comunidade como o Bolsa Família e controle do tabagismo.  

 

Atualmente, a APS dispõe de 18 vacinas GRATUITAS disponíveis para proteger seus filhos e sua família de doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, entre outras. 

Você provavelmente já utilizou algum serviço disponibilizado pela APS. Não é mesmo? Desde a vacinação até o acompanhamento de outras questões de saúde.

 

Viva a APS! Ela não para!

Mas, como se dá este acesso aos serviços? 

 

Você provavelmente já verificou que próximo a sua residência existe uma Unidade de Saúde, uma Clínica da Família. Então, para garantir esses atendimentos, você poderá se dirigir a ela e realizar o cadastro na unidade (cartão do SUS, comprovante de residência, documento de identificação), ou aguardar a visita do Agente Comunitário de Saúde (ACS) que realizará a visita domiciliar, no território onde você e toda a sua família moram. Este profissional é o elo da população com a equipe de saúde. 

A partir desta visita, você poderá ser atendido na unidade com os profissionais de saúde e até mesmo ser direcionado a uma unidade de saúde do nível secundário ou terciário, dependendo do grau de complexidade da doença apresentada e por orientação médica. A equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta minimamente pelo médico de família, enfermeiro e técnico de enfermagem e o agente comunitário de saúde, ou seja, estes profissionais realizarão o cuidado integral da sua saúde. 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!