Graduação Presencial
Graduação
Modalidade
EAD
Duração
48 meses
Próxima Turma
2025.1
Titulação
Licenciatura
Assista ao vídeo sobre a infraestrutura e as atividades realizadas nos cursos.
O curso de Licenciatura em Matemática visa desenvolver competências e habilidades do estudante de modo que ele domine todas as atribuições exatas e raciocínios para melhor desenvolvimento profissional na docência dos níveis Fundamental e Médio. (algébrico, geométrico e combinatório) O curso de Licenciatura em Matemática está estruturado em 12 módulos, o que permite ao estudante receber uma 3 certificações intermediárias ao término de cada módulo como, por exemplo: Certificado em Ensino à Distância e Metodologias Ativas e Inovadoras; Certificado em Teoria e Prática do Ensino da Geometria; Certificado em Currículo e Práticas Pedagógicas Inclusivas. Outro grande diferencial é a realização das práticas dos componentes extracurriculares ao longo de cada módulo. Este projeto será orientado e acompanhado pelo tutor do módulo, onde os estudantes poderão participar e interagir, em tempo real, trocando experiências com outros estudantes de todo Brasil e tirando suas dúvidas quanto aos conteúdos das aulas.
Doutorando em Linguística com ênfase em Neurociência pela UFRJ (desde 2021), onde é membro do Grupo de Pesquisa em Biologia da Linguagem (desde 2020) e do Laboratório de Acesso Sintático, Eletrofisiologia e Neurociência da Linguagem – ACESIN (desde 2020); É Mestre em Estudos de Linguagem com ênfase em Psicolinguística Experimental pela UFF (2013 a 2015), onde foi membro do Grupo de Pesquisa em Psicolinguística Experimental – GEPPEX (entre 2013 e 2017); Especialista em Psicopedagogia pela FAMESP (2020 – 2021), Psicologia também pela FAMESP (2021 – 2021) e Gestão Escolar pela ANEAS (2017 – 2019); Graduado nos cursos de Licenciatura em Letras – Português e Inglês (2010 -2012) e Pedagogia (2019 – 2020) pela FEUC; Possui cursos na área de Educação, Metodologia, Ensino a Distância e Línguas; Foi titulado em Conhecimentos Pedagógico pela Universidade de Cambridge (Teaching Knowledge Test) em 2012.
Trabalha, desde 2007, como professor da Educação Básica, já tendo atuado no ensino regular, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação a Distância, na esfera privada, na rede pública, com curso técnicos, preparatórios e em gestão, acumulando experiências na Secretaria de Estado de Educação (de 2015 a atualmente), na Rede MV1 Total de Ensino (de 2013 a 2019), na Escola Santa Clara (de 2010 a 2013), dentre outros. Nas funções da área de gestão, já foi diretor acadêmico e coordenador pedagógico da Escola Santa Clara (de 2011 a 2013), diretor adjunto do Centro Educacional Assis Lima (de 2011 a 2012) e orientador educacional da Secretaria de Estado de Educação (de 2020 a atualmente). No Ensino Superior, atua desde 2013. Na área de ensino, pesquisa e extensão, lecionou todas as disciplinas do Curso de Letras na FEUC (entre 2013 e 2020) e grande parte das disciplinas do curso de Pedagogia, no mesmo período e local. Além da referida instituição, tem atuação, em níveis de graduação e pós-graduação, nas Faculdades Simonsen, na UniABEU, na Uni.MSB, na Faculdade Bezerra de Araújo, na UniCBE, na Faculdade Minerva, na CENSUPEG e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem linha de atuação nas disciplinas do mote das linguagens, das práticas de ensino, da legislação educacional e da psicopedagogia. No âmbito da gestão, no Ensino Superior, atua como vice-diretor acadêmico das Faculdades Simonsen, coordenador do curso de Pedagogia da FABA e foi, entre 2013 e 2019, coordenador geral de graduação, coordenador de pós-graduação, coordenador de pesquisa e extensão, coordenador das secretarias e de registro, coordenador de cursos livres e membro do conselho administrativo da FEUC. Junto ao Ministério da Educação, é avaliador do Ensino Superior Nacional junto ao INEP (desde 2018) em avaliações institucionais e dos cursos de Letras e Pedagogia e, pela CAPES, já fui coordenador de gestão do PIBID (2017 – 2018), coordenador de subprojeto do PIBID (2019) e preceptor da Residência Pedagógica (2019 – 2020). Recentemente, foi convidado pelo Centro Universitário São José (UniSão José), a mudar horizontes e perspectivas e assumir a gestão acadêmica dos cursos de licenciatura a distância em Matemática, Pedagogia e História, do curso presencial de licenciatura em Pedagogia e do programa Residência Pedagógica prezando pela inovação, pela qualidade e pela tradição da UniSãoJosé.
220
220
242
220
220
242
220
264
264
264
220
242
O curso de Licenciatura em Matemática está estruturado em doze módulos quadrimestrais, o que permite ao estudante receber certificações intermediárias ao término de cada módulo, dentre outros:
• Certificado em Ensino à Distância e Metodologias Ativas e Inovadoras;
• Certificado em Teoria e Prática do Ensino da Geometria;
• Certificado em Currículo e Práticas Pedagógicas Inclusivas.
Outro grande diferencial do curso é a realização das práticas dos componentes curriculares ao longo de cada módulo, que visa garantir uma ponte constante entre os conteúdos assimilados em cada unidade de aprendizagem e o mundo real das escolas de Ensino Fundamental e Médio. Estas práticas serão orientadas e acompanhadas pelo tutor do módulo, por meio de aulas remotas previamente agendadas, nas quais os estudantes poderão participar e interagir, em tempo real, trocando experiências com outros estudantes de todo Brasil e tirando suas dúvidas sobre os conteúdos das aulas.
Além de tudo isso, o curso dispõe de uma matriz curricular moderna e diversificada, antenada com as novas tecnologias de ensino aprendizagem, representadas em unidades curriculares como: POLÍTICAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO À DIST NCIA, PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO HÍBRIDO E ABORDAGENS INOVADORAS e METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.