A HARMONIZAÇÃO OROFACIAL E O MERCADO DE TRABALHO

A HARMONIZAÇÃO OROFACIAL E O MERCADO DE TRABALHO

A estética facial desempenha um papel significativo na autoestima, confiança e bem-estar emocional das pessoas. Atualmente, ter uma aparência facial que é percebida como harmoniosa, equilibrada e agradável pode contribuir para uma melhor qualidade de vida e interações sociais.

 

 

Além disso, a estética facial pode influenciar em diversos setores da sua vida. São eles: 

 

  • A autoconfiança

 Uma aparência facial que uma pessoa considera atraente pode aumentar sua autoconfiança e autoimagem. 

 

  • O convívio social

A estética facial pode afetar como os outros percebem e interagem com uma pessoa, o que pode influenciar relacionamentos pessoais e profissionais. 

 

  • O bem-estar emocional

Sentir-se bem com a aparência facial pode contribuir para o bem-estar emocional e reduzir os sentimentos de ansiedade ou baixa autoestima. 

 

  • A autoexpressão

A estética facial pode influenciar a forma como alguém expressa suas emoções e se comunica com os outros. 

 

  • As oportunidades profissionais

Em algumas situações, uma aparência facial que é considerada mais atraente pode ter um impacto positivo nas oportunidades de carreira. 

 

No entanto, é importante lembrar que a estética facial não deve ser o único fator determinante da autovalorização de alguém. A diversidade e a individualidade devem ser valorizadas, e a busca pela estética facial não deve comprometer a saúde física ou emocional. 

 

Mesmo que a Harmonização Orofacial tenha chegado para atender às diversas demandas estéticas faciais, esta é uma especialidade de estudo que exige a aplicação de técnicas a fim de propiciar a harmonia da aparência e o equilíbrio estético da face através de procedimentos mais simples até os mais invasivos. Por isso, é recomendado sempre buscar um profissional qualificado para avaliar as opções mais adequadas para seus objetivos estéticos. 

 

 Além disso, esta especialidade tem conquistado cada vez mais profissionais da Odontologia. Desde que foi reconhecida em 2019 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) como especialidade odontológica, a Harmonização Orofacial vem demandando cada vez mais a procura de profissionais pela especialização na área ao mesmo tempo em que a população se torna cada vez mais consciente e bem-informada sobre o assunto.

 

Por ser uma especialidade recém reconhecida, ainda há um número muito reduzido de profissionais especialistas em harmonização orofacial. Segundo dados do conselho Federal de Odontologia, o Brasil tem atualmente cerca de 800 profissionais regularmente cadastrados como especialistas nesse tipo de tratamento. 

 

O ensino da Harmonização Orofacial envolve a formação e educação para realização de procedimentos estéticos na região da face e boca. Esse tipo de ensino abrange técnicas de preenchimento, aplicação de toxina botulínica, a análise facial, anatomia da face, segurança dos procedimentos e muito mais. 

 

Mas, como está o mercado de trabalho para profissionais de Harmonização Orofacial?

 

O mercado de trabalho para profissionais de Harmonização Facial tem apresentado um crescimento expressivo, impulsionado pela crescente procura por tratamentos estéticos minimamente invasivos.  Observa-se, inclusive, uma grande expansão de clínicas de estéticas e consultórios odontológicos especializados nessa área, significando uma abertura considerável de campo profissional. Significa também que é imprescindível a busca constante por aprimoramento e atualização, sendo fundamental para se destacar nesse mercado competitivo e em constante evolução. 

 

Quanto ganha um profissional de Harmonização Orofacial?

 

O salário de um profissional de harmonização facial pode variar muito dependendo de vários fatores como por exemplo sua formação, experiência profissional e localização geográfica onde atua. Em média, um profissional em início de suas atividades, pode ganhar cerca de R$4.000,00 por mês. Conforme experiência e mais formações complementares na área e bem estabelecido, poderá ganhar mais de R$20.000,00 por mês.

 

A ótima notícia é que a UniSãoJosé, acompanhando as inovações na área estética facial, incluiu em sua Matriz Curricular da graduação em Odontologia, a unidade curricular Harmonização Orofacial(HOF), oferecida aos estudantes que cursam o sexto período letivo.

 

Com uma metodologia de ensino inovadora, nossos estudantes irão adquirir os conhecimentos da introdução à estética facial. Conhecerão as propriedades dos materiais aplicados à HOF, suas indicações, bem como a análise facial e do sorriso. A harmonização facial é uma especialidade profissional a ser buscada pelo cirurgião dentista que desejar estar inserido no mercado de trabalho, na área da estética.

 

Gostou dessa notícia? Então, que tal vir despertar para essa área conosco?

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!