5 TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO EM 2023

5 TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO EM 2023

O mundo está em constante evolução e, assim como ele, o mercado de trabalho também acompanha esse ritmo acelerado. Graças aos avanços tecnológicos, as mudanças demográficas e a alternância das expectativas profissionais, novas tendências surgem e mudam significativamente o ambiente corporativo. Por isso, separamos 5 tendências que prometem ser importantes até o fim de 2023 e se consolidarem para os próximos anos. 

 

Vamos ver quais são?

 

1- Inteligência Artificial e automação

Como já mencionamos anteriormente em alguns posts do nosso blog, a inteligência artificial vem conquistando cada vez mais espaço dentro de empresas de pequeno, médio e grande porte. Isso porque a IA e a automação já estão transformando muitas indústrias, automatizando processos e aumentando a eficiência dos processos de produção. 

No entanto, é preciso que todos se preparem para essa nova era. Com relação aos colaboradores, será necessário buscar conhecimento para lidar com ferramentas e softwares necessários além de disporem de mais habilidades específicas, como as Hard Skills. 

Já as organizações, estas precisarão investir em treinamentos eficazes que serão a ponte para o desenvolvimento tanto dos seus processos quanto da sua equipe.

 

O futuro da Inteligência Artificial - IBS Americas

2- Foco na saúde mental

Desde a pandemia, o tema “a saúde mental e a sua importância” tem sido amplamente discutido em todos os cenários e, obviamente, no ambiente corporativo não seria diferente. 

Hoje, muitas empresas já começaram a implementar políticas que garantem aos seus colaboradores uma jornada de trabalho ainda mais saudável e que refletem principalmente na sua produção. 

 

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, apenas no primeiro ano da pandemia o índice de ansiedade e depressão aumentou cerca de 25%. Hoje, cerca de três anos depois, a população ainda é afetada por elas, além de também sofre sequelas como lapsos de memória e outros impactos do isolamento e das perdas. 

Devido a isso, como medidas de preservação da saúde mental individual e coletiva, algumas organizações já aderiram a iniciativas como licenças remuneradas para cuidados de saúde mental, acesso a serviços de aconselhamento e terapia.

 

3- Aumento da diversidade e inclusão

A diversidade e a inclusão são cada vez mais discutidas e importantes neste ano de 2023, principalmente com a chegada de uma nova geração ao mercado de trabalho – a Geração Z. 

Com uma nova perspectiva por conta dessa nova geração, as empresas estão percebendo que investir na diversidade e na inclusão não é apenas a coisa certa a fazer, mas é ela que garante bons resultados para os negócios. Isso acontece porque praticar a inclusão pode levar a ideias mais criativas, inovação e resolução de problemas mais eficazes.

É pensar fora da caixa! 

 

4- Prioridade à Soft Skills

Assim como também já mencionamos em nossos posts de blogs, as soft skills são extremamente importantes para que o profissional se destaque atualmente no mercado de trabalho. 

Hoje, são elas que irão selecionar, de forma praticamente automática, os candidatos ideias para os cargos que ocupam nas áreas escolhidas por estes. 

 

Soft Skills: o que são e como desenvolver as suas - Publi

Confira agora algumas soft skills que devem ser desenvolvidas ainda este ano por você:

  • Relacionamento interpessoal

 

  • Inteligência emocional

 

  • Boa comunicação

 

  • Flexibilidade

 

  • Pensamento crítico

 

  • Colaboração

 

  • Flexibilidade

 

  • Aprendizagem contínua

5- Novas expectativas no mercado de trabalho 

Com a chegada da Geração Z ao mercado, é esperado que novas expectativas sejam projetadas para o mercado do futuro. Nascidos nos meados de 1990 e anos 2000, esses jovens já são uma força importante no mundo corporativo.

Quer saber o por quê? Se liga só:

  • Essa geração dá maior ênfase em alcançar um propósito e causar impacto positivo para a sociedade através de seu trabalho;

 

  • Estes jovens estão em busca de maior flexibilidade de local e horário de trabalho;

 

  • Eles possuem forte cultura de aprendizado e desenvolvimento profissional contínuo;

 

  • São a favor da diversidade e inclusão.

 

Precisa explicar que negócios que pretendem investir na contratação e na agregação dessa nova geração tem tudo a ganhar? Isso é sinônimo de reter e atrair ainda mais talentos – e, consequentemente, mais lucro. 

Agora que você já sabe das principais tendências mercadológicas está na hora de colocar em prática, não é mesmo? 

Ah, e não posso deixar de mencionar que todos os estudantes da UniSãoJosé já saem dos nossos cursos de Graduação e Pós-graduação preparados para aplicarem os conhecimentos aprendidos cotidianamente em nossas salas de aula, presenciais ou remotas no mercado de trabalho.

Quer se destacar assim como os nossos? Vem para a UniSãoJosé e esteja entre os melhores no mercado de trabalho!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!