Novembro é um mês que nos convida a refletir sobre a saúde masculina e a agir em prol da prevenção. Durante este período, a campanha Novembro Azul ganha destaque, trazendo à tona um tema de importância: o câncer de próstata. De acordo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), essa é a segunda forma mais comum de câncer entre os homens em todas as regiões do Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Para o triênio 2023-2025, estima-se que 71.730 novos casos sejam diagnosticados anualmente, um número alarmante que evidencia a urgência de ações de conscientização e prevenção. O mês de novembro foi escolhido para essa campanha em virtude do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17.
A História do Novembro Azul
A campanha Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, como uma iniciativa para aumentar a conscientização sobre a saúde masculina, especialmente em relação ao câncer de próstata. Desde então, a campanha se espalhou pelo mundo, incluindo o Brasil, onde ganhou força e visibilidade. O objetivo é claro: informar, educar e incentivar os homens a cuidarem da sua saúde, quebrando tabus e promovendo o diálogo sobre um assunto que ainda é cercado de preconceitos.
A campanha Novembro Azul teve sua origem na Austrália, em 2003, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer como uma forma de chamar a atenção para a saúde masculina. Eles realizavam ações e doavam o que arrecadavam para instituições de caridade. Com o sucesso do movimento, em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity, sendo “Movember” a junção de “moustache” (bigode) e “november” (novembro). Na campanha, também é promovido o “No Shave November“, que em tradução literal significa “Novembro Sem Barbear”. Por isso, o bigode, juntamente com a cor azul, ficou conhecido como símbolo da campanha.
Desde então, a ideia se espalhou pelo mundo, ganhando força e visibilidade. No Brasil, a campanha foi trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, no ano de 2011, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
O Novembro Azul tem como objetivos principais conscientizar sobre o câncer de próstata e os riscos associados à doença, alertar para a importância do diagnóstico precoce, incentivar os homens a cuidarem da saúde, combater preconceitos sobre exames e tratamentos, e permitir que os homens identifiquem sintomas da doença e procurem atendimento médico.
Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata
A prevenção é a melhor forma de combater o câncer de próstata. Para isso, os homens devem estar atentos aos sinais e sintomas que podem indicar a presença da doença.
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
-
Dificuldade de urinar;
-
Demora em começar e terminar de urinar;
-
Sangue na urina;
-
Diminuição do jato de urina;
-
Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames para investigar o câncer de próstata.
Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:
-
Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos;
-
Histórico de câncer na família: homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco;
-
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:
-
Ter uma alimentação saudável;
-
Manter o peso corporal adequado;
-
Praticar atividade física;
-
Não fumar;
-
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Dados: Ministério da Saúde
Quando Procurar o Médico?
A recomendação é que homens a partir dos 45 anos com histórico familiar de câncer de próstata ou outros fatores de risco realizem consultas regulares com um urologista. Para aqueles sem histórico familiar, a partir dos 50 anos, é importante iniciar o acompanhamento. O médico poderá orientar sobre a necessidade de exames, como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal, que são os mais comuns para a detecção precoce da doença.
-
Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
-
Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata;
Para confirmar o câncer de próstata é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.
Conscientização: Um Dever de Todos
A luta contra o câncer de próstata não é apenas uma responsabilidade dos profissionais de saúde, mas de toda a sociedade. A conscientização é um dever coletivo. Precisamos promover diálogos abertos sobre a saúde masculina, desmistificando tabus e incentivando os homens a cuidarem de si mesmos. O Novembro Azul é uma oportunidade para reforçar essa mensagem e lembrar que a saúde deve estar sempre em primeiro lugar.
Junte-se a essa luta! Neste Novembro Azul, convidamos você a se informar, a conversar com amigos e familiares sobre a importância da prevenção e a realizar seus exames de rotina. A saúde é um bem precioso e cuidar dela é um ato de amor próprio.
Priorize a sua saúde. Prevenir é sempre o melhor caminho!
0 Comentários