Nos primórdios da década de 50, surgiu o marketing no Brasil, um novo segmento marcado principalmente pelo processo de industrialização do governo de Juscelino Kubistchek e mudanças tecnológicas profundas. Marketing, que é uma palavra proveniente do idioma inglês e derivada de Market ( mercado), engloba outras atividades que vão além de vender, como distribuir, promover, precificar e divulgar demais atividades que levam o produto certo ao consumidor.
MAS QUEM É O RESPONSAVEL POR ESSA CIÊNCIA TÃO IMPORTANTE PARA A ECONOMIA?
Ele se chama Philip Kotler, o grande propulsor do marketing. É claro que existem outros autores que também deixaram sua contribuição para que o marketing tenha a tamanha importância que tem hoje mas, Philip, como gosta de ser chamado em Northwestern University desde 1988, um dos mais importantes centros de estudo de negócios do mundo, é sem dúvidas, a maior referência no assunto. De uma forma bem sintética, podemos dizer que o gerenciamento de marketing deve ser realizado sob a ótica de quatro variáveis que estão interligadas e dependem uma das outras. E é ai que entra em cena Jerome E Mc Carthy, criador dos 4Ps de Marketing ( produto, preço, praça e promoção). Ou, como é chamado até hoje, MIX DE MARKETING.
Ou seja, se juntarmos os conceitos de marketing segundo Kotler e McCarthy, podemos definir marketing como:
“O PROCESSO PELO QUAL OS INDIVÍDUOS SATISFAZEM SUAS NECESSIDADES E DESEJOS POR MEIO DA AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DISTRIBUÍDOS ADEQUADAMENTE, PROMOVIDOS ESTRATEGICAMENTE, PELO PREÇO JUSTO NO LOCAL CERTO”.
Da mesma forma com que a tecnologia avança, ela arrasta o marketing para suas tendências. E o que podemos ver é a forma acelerada com que o marketing vem avançando no século XXI. Foram várias as etapas pela qual passou a ciência do marketing, até chegarmos a atual denominada Marketing 5.0 que une a tecnologia com o bem-estar humano, fazendo com que a tecnologia trabalhe a favor da nossa qualidade de vida. Esse conceito foi explicado no livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade” dos autores Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan.
MAS ONDE O PROFISIONAL DE MARKETING PODE TRABALHAR, JEFF?
É o que você deve estar se perguntando, não é mesmo? Mas, veja bem, são inúmeras as áreas que você pode atuar. Aqui seguem algumas para responde a essa questão:
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Vendas e Publicidade
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Marca/Branding
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Endomarketing
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Gestão de Sucesso do Cliente/Customer Success
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Pesquisa de mercado
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Vendas
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Eventos
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Marketing Digital, entre outras.
E a média salarial de um profissional de marketing circula entre R$3.000,00 a R$5.000,00. Está esperando o que para vir para a São José e se graduar em Marketing?
ALÉM DISSO, O NOSSO CURSO APRESENTA UMA MATRIZ CURRICULAR ATUALIZADA E ADERENTE AO MERCADO. QUER SABER COMO?
Incialmente, para cada um dos seis períodos cursados na nossa graduação, o estudante realiza um projeto integrador que tem como finalidade o ajudar na construção e alinhamento de trabalhos realizados em equipes, quando os conceitos e ferramentas de marketing são postos à prova por eles.
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