Olá amigo(a), quero falar como você sobre o que é e o que representa o curso de administração.
Acredito que você não saiba, mas a prática da administração é bem antiga. Nos remete ao ano 5.000 a.c. na Suméria, quando os sumerianos a utilizavam como prática para a resolução de seus problemas. No entanto, outras raízes se apresentam quando vasculhamos a história. Os Otomanos, por exemplo, já praticavam a administração no controle de seus grandes feudos e os prelados católicos, na idade média, se mostravam administradores natos. INCRÍVEL, NÃO ACHA???
Mas podemos ainda ver exemplos clássicos de práticas de administração em filmes que retratam essa bela e rica ciência, como por exemplo; os filmes “300”, “Vida de Inseto”, “Amor sem escalas”, “Um sonho possível”, “O discurso do Rei”, “A Rede Social” e por aí vai…….. Não faltam exemplos!!
OS 4 PILARES DA ADMINISTRAÇÃO
Já no Séc. XX, surge Jules Henri Fayol, que apresenta ao mundo os quatro pilares que estruturam a Ciência da Administração e determinam as diretrizes de trabalho para que o administrador possa ter sucesso em sua vida profissional. Para Fayol, administração se faz com PLANEJAMENTO, LIDERANÇA, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE. Reparem que em todos esses filmes mencionados, anteriormente, você poderá ver exemplos claros da presença desses 4 pilares.
LEGAL DEMAIS NÃO ACHA?
Eu sou administrador há mais de 25 anos e tenho muito orgulho de minha profissão. Tenho acompanhado, com romantismo, sua evolução e como ela tem ocupado seu espaço no mundo dos negócios, tanto os privados quanto os públicos. Em todo e qualquer lugar, em algum momento, será necessária a presença de um administrador.
Alguns deles, inclusive, são bem conhecidos por todos nós como administradores de grande sucesso. São eles:
-
Luiza Trajano, Presidente do Conselho do Magazine Luiza;
-
Abílio Diniz, Fundador do grupo Pão de Açúcar;
-
Roberto Justus, Publicitário e investidor;
-
Sonia Hess, ex Presidente da Dudalina.
0 Comentários