Saudade da época em que sua única responsabilidade era ir para escola e passar de ano?
Pois é!!!
Atualmente, mais de 60% dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas trabalham, além de estudar, segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, divulgado pelo Instituto Semesp. O mesmo estudo demonstra que a carga horária semanal de trabalho dos estudantes de instituições privadas varia de 30 a 40 horas.
Considerando uma carga diária de 8 horas de trabalho, com pelo menos 1 hora e 30 minutos de deslocamento; ainda é possível encontrar tempo para se dedicar aos estudos?
Estudar? Que horas?
Quem inicia um curso superior e consegue concluir mesmo trabalhando e dedicando tempo às suas tarefas cotidianas, além do diploma, merece uma estátua: VOCÊ É UM HERÓI!!!
Isso porque, lidar com todas essas condições e ainda alcançar o êxito não é uma tarefa que muitas agarram para si e para a sua trajetória.
Por isso, em nossas últimas postagens, batemos tanto na questão de escolher a instituição certa para não passar por tudo isso e, depois, ficar garimpando as sobras de vagas de trabalho.
Então, lembre-se de se questionar sempre:
-
A universidade que você pretende escolher é respeitada no mercado de trabalho?
-
A formação que ela oferece é realmente de qualidade, ou ela só aposta no preço baixo para te conquistar?
-
Ela tem uma boa estrutura de suporte, com coordenadores sempre disponíveis para te orientar diante dos vários obstáculos que você certamente irá enfrentar?
Se escolheu a UNISÃOJOSÉ, fique tranquilo. Se não, te aconselhamos a pesquisar mais um pouco.
Mas antes disso, queremos te dar uma dica para tentar otimizar o seu já tão curto tempo para estudar.
Você sabia que cada um de nós tem formas diferentes de aprender e que se ajustar ao seu método pode te auxiliar na fixação dos conteúdos estudados?
Enquanto alguns conseguem captar as mensagens e fixar as informações assistindo vídeos, outros precisam escutar a informação, sem necessidade de imagens, para otimizarem sua aprendizagem. Há ainda aqueles que precisam escrever e reler as anotações.
Os especialistas separam o aprendizado em 3 tipos: visual, auditivo e cinestésico.
-
Os estudantes VISUAIS têm nas imagens seu foco no processo de fixação do aprendizado. Analisar gráficos, visualizar fórmulas e infográficos facilita bastante.
-
Os aprendizes AUDITIVOS assimilam melhor os conteúdos em formato de áudio, mas precisam de ambientes em que não haja outros ruídos, exatamente para que não exista concorrência entre as mensagens.
-
E ainda existem os CINESTÉSICOS, que utilizam muito o tato para estudar, tendo o aprendizado muito facilitado quando os conteúdos são apresentados de forma prática. O movimento e a exploração do espaço facilitam muito a assimilação das mensagens.
Em geral, todos nós fazemos uso dos três tipos. A própria metodologia utilizada para planejar as aulas deve prever a utilização dos três, exatamente para garantir que todos, em algum momento, sejam contemplados com o tipo ao qual mais se adequam.
Mas se você consegue identificar qual o seu tipo, certamente otimizará seu tempo de estudos e alcançará melhores resultados se focar no seu especificamente. Um teste bastante usado e bem simples para identificar o seu método de aprendizado é o modelo de Felder-Silveman, que você encontra facilmente na internet.
Uma vez identificado o seu método, tente ocupar a maior parte de seu pouco tempo de estudos com atividades ligadas à sua melhor forma de fixar as informações.
E tão importante quanto tudo isso: tentar criar uma rotina de estudos. Sabemos que isso não é nada fácil, considerando que a maior parte do seu dia você passa trabalhando ou se locomovendo, mas dentro do possível, destinar algumas horas semanais para fixar os conteúdos, seja de forma mais visual, auditiva ou cinestésica.
Mas também não deixe de separar algumas horinhas para o lazer. Atividades recreativas e de descontração não são um luxo… são necessárias.
A UNISÃOJOSÉ é uma instituição preocupada com você, tanto na oferta de um ensino de excelência, que lhe prepare para o mercado de trabalho, quanto em entender suas dificuldades diárias de estudante-trabalhador.
Aqui, você é visto como guerreiro, que mata um leão por dia para alcançar seus objetivos. Tem todo nosso respeito!
É um orgulho ter você na UNISÃOJOSÉ.
VOCÊ MERECE ESTUDAR AQUI!
0 Comentários