PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA: MUITO ALÉM DA ESCOLA, MUITO ALÉM DA CLÍNICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA: MUITO ALÉM DA ESCOLA, MUITO ALÉM DA CLÍNICA

A dificuldade no aprendizado ou as questões dele derivadas são o objeto de estudo e trabalho dos psicopedagogos. Eles também são chamados de “terapeutas da aprendizagem”. A psicopedagogia é uma ciência relativamente nova que, de acordo com um de seus precursores, o argentino Jorge Visca, possui uma epistemologia convergente. Entenda que epistemologia é, em resumo, aquilo que explica como algo funciona. Assim sendo, uma epistemologia convergente seria aquela que busca explicações convergindo, isto é, relacionando áreas diferentes. O fazer psicopedagógico, portanto, está ancorado nas convergências derivadas de um tripé biopsicossocial.

 

 

 

Entre os anos de 2023 e 2024, sociopoliticamente, muito se deu foco ao fazer psicopedagógico, isso porque o senado voltou a discutir a regulamentação da atuação profissional do Psicopedagogo. Os Projetos de Lei 1675/2023 e 1079/2023 dispõem sobre a atividade de Psicopedagogia. Além desses, há alguns anos, já houve o Projeto de Lei 3124/1997, que buscava a criação de um Conselho Federal e de Conselhos Regionais para a profissão. A sessão, de 05/06/2024, assim como os debates do projeto de 1997, que foram até 2003, foi bastante plural e controversa.

 

 

 

Nela um terceiro projeto de lei é citado, o PL 116/2024. As visões desse debate político, de associações de psicólogos, conselhos, órgãos de governo, associação de psicopedagogia e sindicato de psicopedagogia trazem à tona a necessidade dessas terapias específicas para quem aprende e que aprendizagem não é um fenômeno só do contexto escolar ou do universo infantil, bem como que, na formação em Psicopedagogia, estudam-se temas e técnicas, que não são contemplados em nenhuma outra área. A psicopedagogia é uma interseção entre a saúde e a educação.

 

 

 

No dia 05/06/2024, recebemos, aqui na UniSãoJosé, psicólogos e psicopedagogos para, em uma mesa redonda com os alunos e professores da graduação em Pedagogia e da pós-graduação em Psicopedagogia Clínico-Institucional com Integração em Neurociências da UniSãoJosé, para discutir o que é trabalho do professor, o que é trabalho do tutor de reforço escolar, o que é trabalho do psicólogo e o que é trabalho do psicopedagogo.

 

 

 

Nas falas, ficou muito claro, por exemplo, que todos nós, ao longo da vida, podemos encontrar alguma dificuldade em aprender. Esse entrave pode ter uma raiz emocional, alvo da psicologia, mas, também, pode ter uma origem social, de técnica de ensino, de base social e econômica etc. Entende-se também que o local onde essa dificuldade com o aprender aparece de forma bastante evidente é a escola. Diante disso, existe um forte trabalho de apelo por uma psicopedagogia escolar; contudo, não podemos nos limitar somente a isso.

 

 

 

O psicopedagogo aprende, em sua formação, a usar um conjunto de técnicas e provas cognitivas para observar, juntamente com outros profissionais, o desenvolvimento da aprendizagem daqueles que buscam seus serviços. Ele inicia o processo com entrevistas, segue por um processo de anamnese e dá início à avaliação em si.

 

 

 

Após a avaliação e delimitação estreitada com outros profissionais como o psicólogo, o psicomotricista, o terapeuta ocupacional, o médico psiquiatra e o médico neurologista, em caso de questão de aprendizagem laudada, como o caso das síndromes, dos transtornos e dos distúrbios de aprendizagem, dá início ao conjunto de atividades de estímulo e intervenção. Seu principal papel, além dos levantamentos e melhorias na qualidade da aprendizagem, é orientar a quem lida diretamente com esse “aprendente”: a escola, a família, o patrão.

 

 

 

É, justamente nesse último ponto, que surge a necessária psicopedagogia institucional que, assim como a psicologia institucional, lida com o coletivo, com o grupo que atua ali. Essa atuação busca orientar o coletivo com formas de melhor aprender e ensinar, promovendo formações, palestras, encaminhamentos e rodas de conversa que favorecerão um ambiente mais integrativo.

 

 

 

A UniSãoJosé, por meio do Núcleo de Assessoramento Psicopedagógico, Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (NACAE), promove a psicopedagogia institucional encaminhando e se relacionando com os profissionais que atendem a nossos alunos para promover uma educação inclusiva e acolhe, para atendimento, na clínica-escola do curso de pós-graduação estudantes com indicação para dificuldades de aprendizagem.

 

 

 

As lutas políticas para a regulamentação da profissão de psicopedagogo se dão por esse importante profissional já estar muito bem instalado em nossa sociedade, com concurso públicos ocorrendo em secretarias municipais de saúde e educação e um número muito grande de consultórios e espaços multiprofissionais.

 

 

 

Isso não se justifica por um aumento de transtornos ou síndromes, como se costuma dizer em senso comum. Isso se dá por conta de, hoje, termos avançado em estudos que garante localizar e intervir nas dificuldades de aprendizagem sejam quais forem suas origens: do corpo, da mente ou da sociedade.

 

 

 

É, justamente, para buscar a constituição de uma linha de frente atenta a todos esses detalhes, que a UniSãoJosé, desde 2023, possui o inovador curso de especialização em Psicopedagogia Clínico-Institucional com Integração em Neurociências, que oferece:

 

  • Formação híbrida;

 

  • Disciplinas teóricas e de fundamentação (Epistemologia, Neuropsicopedagogia, Legislação e Currículo), pela EAD e por meio de encontros presenciais;

 

  • Formações específicas e totalmente práticas para a atuação, como, por exemplo, aulas de Laboratório de Práticas, Psicodrama, Neuroanatomia, Psicanálise, Adaptações Curriculares etc.

 

  • Estágios no Núcleo de Assessoramento Psicopedagógico da Instituição, em ações clínicas e institucionais.

 

  • Mais de 600 horas de uma pós-graduação muito atenta à formação de profissionais engajados e completos.

 

 

 

Por conta da demanda social, sobretudo pós-pandemia e, também, depois das mídias sociais popularizarem o conhecimento sobre a mente, o cérebro e a aprendizagem, a demanda por psicopedagogos cresceu muito e, inversamente proporcional, a oferta de cursos com ações presenciais, estágios e os pontos indicados anteriormente, tem caído.

 

 

 

Não basta oferecer 600 horas, há de se ter atenção ao que determina a Associação Brasileira de Psicopedagogia no que se refere à uma formação atualizada, com prática e estágio orientado. Justamente por isso, na composição do curso da UniSãoJosé, entendeu-se que integrar à formação às Neurociências, mas não generalizar o curso com o título “Neuropsicopedagogia” era importante.

 

 

 

Em nossa proposta, as Neurociências são apresentadas como aliadas às práticas psicopedagógicas reforçando o eixo “bio” do tripé, mas mantendo a titulação do profissional intacta como PSICOPEDAGOGO, especialmente em um período de tanta instabilidade política para o nosso fazer, ter um certificado, de uma Instituição de renome como a UniSãoJosé com o exato termo alvo da demanda, é o que mais se tem de seguro.

 

 

 

Um outro fator relevante para o curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínico-Institucional com Integração em Neurociências da UniSãoJosé é o corpo docente. Em nossa última turma, por exemplo, tivemos a presença de Claudia Miranda, doutora em educação especial e psicopedagogia clínica há mais de 35 anos, Sheila Venancia, do Instituto Helena Antipoff, um dos principais órgãos de inclusão em nossa cidade, Victor Ramos, pesquisador em eletrofisiologia da linguagem e neurociência, Maria Cristiana Bernardino, supervisora de psicopedagogos e palestrante de renome local, dentre muitos outros docentes altamente qualificados.

 

 

 

Não tenho dúvidas sobre o quanto nosso curso tem contribuído para a evolução e revolução das terapias de aprendizagem em nossa região e isso tem impactado, inclusive, no interesse em nosso programa. A última turma contou com lotação esgotada (50 vagas preenchidas) e, estamos com uma lista de espera para a próxima, que está com início previsto entre julho e agosto de 2024.

 

 

 

Conheça mais do nosso curso de pós-graduação em Psicopedagogia!

 

 

 

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