A área da saúde é extremamente promissora em relação a oferta de serviços ao cuidado da saúde da população em diversas fases da vida. Agrega grande valor ao usuário, principalmente, porque saúde é um bem inegociável e requer bastante zelo para mantê-la e aos profissionais a expertise necessária para atuar em diferentes locais. Os profissionais que optam pela área da saúde são aqueles que apresentam sensibilidade e olhar crítico sobre a humanização do cuidado, sendo assim, necessário amplo conhecimento e constantes capacitações.
Entre as múltiplas pós-graduações existentes, podemos destacar aquela que impulsiona e credita ao profissional a amplitude de atuar no sistema único com promoção, proteção, restauração e reabilitação em saúde, agregando o olhar de gestor, a aprendizagem sobre indicadores de saúde e vigilância em saúde e saúde do trabalhador abordando a especificidade de cada profissional dentro da linha de cuidado. É dela mesma que estamos falando… da Pós-graduação em Saúde Coletiva com ênfase na Estratégia Saúde da Família.
O especialista desta área atua com propriedade nas Clínicas da Família, Centros Municipais de Atenção à Saúde, Gestão da Equipe de Atenção Primária em Saúde e Gestão de Programas de Saúde e da Rede de Atenção em Saúde. Possui uma carga horária de trabalho de 40 horas semanais e salário acima do valor de mercado.
Os principais serviços oferecidos pelas unidades da Atenção Primária em Saúde, são:
-
Serviços assistenciais, na forma de consultas médicas, consultas de enfermagem, consultas de saúde bucal, exames complementares, procedimentos (curativos, pequenas cirurgias, nebulizações, aplicação de medicamentos, remoção de cerúmen), dispensação de medicamentos e insumos;
-
Serviços de prevenção em saúde, como imunizações, consultas médicas, de enfermagem e de saúde bucal. A avaliação do estado de saúde dos usuários e detecção precoce de eventos mórbidos, que são realizados através de exames clínicos e complementares para o rastreamento de doenças, como testes rápidos e de detecção precoce de câncer feminino e masculino;
-
Serviços de promoção em saúde, como Programa Academia Carioca, Programa de Saúde na Escola, Rede de Adolescentes Promotores da Saúde e ações intersetoriais, incluindo setores como Educação, Assistência Social, órgãos da justiça como Promotorias e Defensorias, Organizações não Governamentais e outros setores da sociedade civil.
-
Serviços de recuperação com apoio de profissionais de saúde mental, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, para casos de menor complexidade;
-
Serviços de vigilância em saúde, com acompanhamento de eventos de notificação compulsória e ambiental.
A Pós-graduação em Saúde Coletiva com ênfase na Estratégia Saúde da Família, aqui da UniSãoJosé, possui algumas características importantes para a formação deste profissional, deixando-o apto para o mercado de trabalho:
-
Alavanca a sua profissão: pois é multiprofissional e possibilita aos profissionais de diferentes formações avaliarem e discutir as situações apresentadas nas aulas, sob diferentes olhares, agregando valor e conhecimento às discussões e à qualificação profissional de todos e ainda produz network. Nossos alunos são enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, fisioterapeutas e outros interessados na especialização em Saúde Coletiva.
-
Otimiza o tempo do estudante, através do modelo de ensino híbrido: as aulas se dividem em conteúdos EAD, que possibilitam ao aluno estudar em suas melhores disponibilidades de horários, além de encontros presenciais aos sábados pela manhã, a cada 15 dias, onde os alunos podem interagir entre si e com os professores do curso, através de metodologias ativas de aprendizagem, que valorizam o pensamento crítico e reflexivo, o trabalho em equipe e a autonomia do aluno, tudo isso em 8 meses e em curso aprovado e reconhecido pelo MEC.
-
Corpo docente altamente renomado e atuante na Rede de Atenção em Saúde: a UniSãoJosé conta com um grupo de professores com Pós-graduação na área de saúde coletiva, que foram escolhidos com muito cuidado, além de possuírem grande expertise como profissionais do Sistema Único de Saúde, da Atenção Primária à Gestão.
-
Coordenadores atuantes e que priorizam a humanização do atendimento com mais de 10 anos de trabalho: possuem grande experiência no Sistema Único de Saúde, ambos pós-graduados na área de Saúde Coletiva. A coordenação do curso fica com os professores Renata Hanzelmann (enfermeira) e Paulo André (cirurgião-dentista).
Observou quantas possibilidades de ação e oportunidades existem para você que deseja se especializar na Saúde Coletiva?
Você tem muitos motivos para escolher uma pós-graduação de qualidade e excelência. E fica aqui, o convite:
Venha para UniSãoJosé, você merece estudar aqui!
Matrículas abertas!
0 Comentários