OS DESAFIOS DO TURISMO NO RIO DE JANEIRO

OS DESAFIOS DO TURISMO NO RIO DE JANEIRO

O turismo é considerado um fenômeno socioeconômico que pode ocasionar diversos impactos positivos numa sociedade. Dentre estes impactos, o turismo é capaz de gerar renda, empregos diretos e indiretos e o motivar o desenvolvimento de uma região. 

 

 

De acordo com o Ministério do Turismo, o setor foi responsável por um em cada dez empregos criados no Brasil durante o mês de fevereiro de 2023, indicando que a cadeia produtiva do turismo empregou mais de 27,2 mil pessoas em todo o país (MERCADO E EVENTOS, 2023). 

E, dentro desse cenário, nós encontramos a cidade do Rio de Janeiro que é conhecida por sua beleza natural, seu patrimônio material e imaterial, seu povo hospitaleiro e alegre, pela cultura carioca e por ser uma cidade que está na lista das mais visitadas e ainda enfrenta alguns desafios para desenvolver a sua atividade turística. 

 

Então, fique ligado(a) porque neste post, iremos analisar alguns desses desafios perante o turismo.  

 

Um dos principais desafios para a prática turística em nossa cidade é a segurança pública. O Rio de Janeiro, mesmo com toda a sua beleza natural e artificial, ainda é considerada uma cidade com os mais altos índices de violência que afetam tanto os moradores locais quanto os visitantes, especialmente em certas áreas da cidade. A melhoria deste aspecto, portanto, é essencial para atrair e manter os turistas.

 

  

Outro ponto de suma importância para a melhoria e atração da atividade turística é a questão da infraestrutura, não apenas a relacionada diretamente ao turismo, mas sim a infraestrutura para toda a cidade.  Neste sentido, lembramos da famosa frase dita por muitos: “a cidade jamais será boa para o turista se não for para o próprio cidadão”. 

Neste cenário, a cidade do Rio de Janeiro precisa superar desafios em relação à mobilidade urbana e ao saneamento para ter um turismo ainda mais atrativo e lucrativo. Atualmente, a cidade e o estado enfrentam o grande desafio de fazer com que o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) volte a operar como já foi há anos, um dos mais importantes aeroportos do Brasil e o principal do Estado do Rio de Janeiro. De uns tempos para cá, o aeroporto perdeu vários voos e investimentos, operando cerca de 16% da sua capacidade (HOJE EM DIA, 2023). 

 

Outro desafio que encontramos é o relacionado à sustentabilidade ambiental. Mesmo a cidade possuindo uma rica biodiversidade e belas paisagens, ela ainda enfrenta desafios como poluição, desmatamento, ocupação irregular, dentre outros. Esses problemas comprometem a preservação dos recursos naturais e da identidade local, o que pode impactar negativamente o desenvolvimento turístico local. 

De outra perspectiva, o turismo também pode ocasionar impactos ambientais negativos, por isso, existe a necessidade de planejamento em vistas a promoção do turismo sustentável. Um importante instrumento a ser utilizado para essa discussão é a Agenda 2030, que propôs os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas que prometem acabar com a pobreza, combater a desigualdade e a injustiça e resolver as mudanças climáticas até 2030.

Para o Ministério do Turismo (2018) o turismo tem um papel de destaque nesse processo em razão de sua relevância econômica, já que representa cerca de 10% do PIB e do emprego do mundo. Esse cenário faz com que a atividade seja essencial para o avanço dos ODS. 

Existem diversos outros desafios para o desenvolvimento turístico da cidade, como a qualificação profissional, o marketing turístico, dentre outros. Enfrentar esses desafios requer uma atuação abrangente e colaborativa, envolvendo o setor público, privado e sociedade civil.  A cooperação e o planejamento são ações essenciais para superar os desafios e fomentar o turismo sustentável no Rio de Janeiro, tornando a cidade um destino turístico mais competitivo e uma cidade boa para visitantes e moradores locais.  

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!