A transformação digital é um processo que tem sido cada vez mais adotado pelas empresas em todo o mundo. Segundo a Forbes, 76,2% das empresas no Brasil já implementaram ou estão desenvolvendo planos de transformação digital. Ainda de acordo com a Forbes, a transformação digital se consolidou como uma necessidade para garantir a competitividade e sobrevivência de organizações em todo o mundo.
A revolução tecnológica, que vinha se desenhando gradualmente nas últimas décadas, acelerou com a pandemia da Covid-19, forçando empresas a repensarem suas estratégias e processos de negócios. Nesse cenário, os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) emergiram como protagonistas para o sucesso dessa jornada, contribuindo para o avanço e a maturidade do setor.
O papel do profissional de TI é crucial na transformação digital. Esses profissionais são responsáveis por construir sistemas e aplicativos que automatizam processos de negócios, o que aumenta a eficiência operacional, reduz erros e permite uma gestão otimizada de recursos. Além disso, são essenciais para a criação de infraestrutura de dados, desenvolvimento de algoritmos e implementação de soluções de Business Intelligence (BI), possibilitando a tomada de decisão embasada e analítica.
Quais são as principais barreiras para a digitalização?
Os desafios que os profissionais, as empresas e os clientes enfrentam nesta mudança são muitos. A resistência ao processo, a falta de habilidades digitais, a segurança cibernética, a integração de sistemas legados e a falta de recursos financeiros são alguns dos exemplos mais comuns.
A transformação digital das empresas também está alinhada ao ESG (Environmental, Social and Governance) em vários aspectos. A digitalização pode contribuir para a sustentabilidade ambiental, por exemplo, na substituição de impressões e armazenamento de papéis por documentos por assinaturas digitais e documentos eletrônicos. Sem esquecermos que a tecnologia pode ser usada para melhorar a eficiência energética e reduzir o gasto de energia elétrica. Afinal, hoje o bem mais disputado entre as nações é a capacidade de gerar energia, que tem ainda como sua maior matriz o combustível fóssil.
E quais são as principais tendências da transformação digital?
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Explosão das Plataformas de Dados do Cliente (CDP): As CDPs são plataformas que permitem às empresas coletar, integrar e gerenciar dados de clientes de várias fontes, como redes sociais, sites, aplicativos móveis e outros canais. Essas plataformas ajudam as empresas a entender melhor seus clientes e fornecer experiências personalizadas e relevantes a eles.
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Foco em cibersegurança: Com o aumento do número de ataques cibernéticos, a cibersegurança se tornou uma das principais preocupações das empresas. Nos próximos anos, as empresas e os governos deverão investir ainda mais em soluções de segurança cibernética, como firewalls, antivírus, criptografia e autenticação multifator.
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Democratização da IA: A Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais acessível e fácil de usar. Em 2023, as IAs começaram a ser de uso do grande público e passaram a serem utilizadas por diversas pessoas e empresas, para o conhecimento de assuntos básicos e de entretenimento, passando pelo uso em Chabot, análise de perfil de cliente, de redes sociais e entre outros, melhorando processos de negócios, trazendo a eficiência operacional e fornecendo experiências personalizadas aos clientes, de acordo com cada perfil e público.
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Arquitetura multi-cloud: A arquitetura multi-cloud envolve o uso de várias nuvens públicas e privadas para hospedar aplicativos e serviços. Acredita-se que, cada vez mais esta abordagem poderá aumentar a escalabilidade e a resiliência de seus sistemas, permitindo as pequenas e médias empresas flexibilidade, independente de suas infraestruturas interna de TI.
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Soluções contactless, pagamentos digitais e BNPL (Buy Now, Pay Later): Com a pandemia da Covid-19, houve um aumento significativo na demanda por soluções contactless e pagamentos digitais. O cenário que o mercado desenha é de grandes investimentos em soluções de pagamento digital, como BNPL, para atender às necessidades dos clientes e empresas, que vem surfando na onda do PIX no Brasil, que já permitiu, de acordo com Federação Brasileira de Bancos, cerca de 141 milhões de brasileiros a terem acesso a realizar transações bancárias, um número recorde alcançado em 2023.
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Automação: Como próprio nome diz, a automação envolve o uso de tecnologia para automatizar processos de negócios, o que melhora a eficiência operacional, reduz erros e permite uma gestão otimizada de seus recursos. Além, é claro, do desenvolvimento cada vez maior de equipamentos eletrônicos como: ar-condicionado, geladeiras, micro-ondas, máquinas de lavar, aspiradores de pó, que nos ajudam no dia a dia, sem esquecer os queridinhos das montadoras, os carros elétricos autônomos, que já começam a ganhar as ruas e estradas.
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5G: O 5G é a nova geração de tecnologia de rede móvel, que oferece velocidades de conexão mais rápidas e maior largura de banda. Na transformação digital, é esperado um crescimento exponencial das redes 5G no Brasil, para habilitar novos casos de uso, como realidade virtual, realidade aumentada e Internet das Coisas (IoT), uso dos veículos autônomos em nossas ruas, câmeras de segurança e drones para entregas. O seu uso é quase ilimitado de possibilidades para facilitar a vida de todos.
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Análise de dados: A análise de dados envolve o uso de ferramentas e técnicas para analisar grandes conjuntos de dados e extrair insights valiosos. Com o aumento dos profissionais de TI nas empresas, acreditamos que cada vez mais a análise de dados será adotada para tomar decisões embasadas e analíticas a fim de crescer e otimizar os recursos financeiros e de pessoal das empresas e instituições.
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