O período de pandemia nos trouxe muitas dores e aprendizados e, entre estes, o que mais se destaca é a nova modalidade de trabalho que surgiu se transformando em uma grande oportunidade para as empresas e trabalhadores: o HOME OFFICE.
MAS O QUE É O HOME OFFICE E COMO ELE FUNCIONA?
Em tradução literal, o Home Office significa “escritório em casa” e é justamente isso que o termo representa: quando alguém está trabalhando em home office está usando a própria casa como escritório. Ou seja, ele vive e trabalha no mesmo ambiente.
Parece bem legal a possibilidade de poder trabalhar em casa sem ter que gastar seu tempo com deslocamentos e outros custos, não é verdade? Mas não é tão simples assim. Trabalhar em casa tem seus benefícios, mas vai exigir mudanças de hábitos que irão mexer com a sua rotina.
QUAIS OS BENEFÍCIOS E OBRIGAÇÕES DE QUEM TRABALHA EM HOME OFFICE?
Bem, em primeiro lugar você vai precisar entender que não é porque você está em casa que poderá dividir seu tempo entre os afazeres domésticos e as obrigações profissionais. O tempo dedicado à sua rotina de trabalho deverá ser o mesmo que se aplica no ambiente da empresa e, nesse contexto, todos os integrantes da família devem cooperar.
Em segundo lugar, você deverá separar e estruturar um espaço de trabalho só seu, com a infraestrutura necessária para dar sequência às suas atividades, tais como participar de reuniões, tomar decisões com sua equipe, checar relatórios, preparar seu plano de ação, rever planilhas etc. Ou seja, você terá que montar uma “mini organização” que estará sob a sua gestão.
Agora, é claro que tomar um cafezinho mais demorado ou até mesmo parar alguns minutos para receber os filhos que chegaram do colégio e almoçar com eles será possível, o que normalmente não se pode fazer quando se trabalha na empresa.
VOCÊ IRÁ PRECISAR ESTABELECER UM CONTRATO FAMILIAR PARA TRABALHAR EM CASA E TER SEU TEMPO E ESPAÇO PRESERVADO
Bem, chegamos ao ponto mais sensível dessa mudança, o chamado “contrato família”. Esse acordo significa que quando você informar que está ocupado todos ao seu redor deverão respeitar, evitando lhe chamar para fazer tarefas domésticas ou atividades que só você executaria se estivesse em casa.
Então… conversar com a família sobre a possibilidade de fazer home office pode, de imediato, criar um estado de alegria, principalmente nos filhos, mas, a sua obrigação é deixar claro que mesmo estando em casa você ainda tem obrigações e horas de trabalho a cumprir.
ESTÁ PRONTO PARA ESSA NOVA E DIFERENTE JORNADA DE TRABALHO?
Já que você entendeu o recado, agora é hora de iniciar sua jornada. Acorde com a sua empresa a metodologia de trabalho que será empregada, suas metas e objetivos, carga horária disponível on-line, infraestrutura necessária que a empresa deverá ceder, espaço necessário que você deverá ter e COMECE!!!!
SÓ MAIS UM DETALHE!!!
DISCIPLINA, DISCIPLINA E MAIS DISCIPLINA
A mesma disciplina que você possui para levantar todos os dias, se arrumar e se preparar para ir para o trabalho, deverá ser mantida no Home Office. Então, deixo aqui algumas dicas para você não entrar na “ ZONA DE CONFORTO”.
-
Levante todos os dias no mesmo horário que você deveria levantar se tivesse que ir para a empresa;
-
Troque de roupa e nunca inicie o trabalho de pijama;
-
Seja pontual para abrir seu computador e se conectar ao ambiente de trabalho;
-
Todos os dias envie por e-mail mensagem de bom dia para sua equipe, afinal de contas, você faria isso se estivesse presente fisicamente;
-
Por fim, dê boa noite ao final da jornada. Nunca abandone seu posto de trabalho (COMPUTADOR) sem se despedir.
0 Comentários