A Constituição Brasileira determina, em seu art. 202, que as universidades obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Quanto ao Ensino e a Pesquisa não há muito o que esclarecer, tendo em vista a clareza dos termos.
Mas o que seria a Extensão nesse trinômio?
A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.
Dessa forma, a Extensão tem por objetivo:
-
Articular o Ensino e a Pesquisa por meio de ações que proporcionem a aplicabilidade do conhecimento assimilado e a produção de novos conhecimentos e soluções;
-
Causar impacto social positivo nas comunidades interna e externa da Universidade, desenvolvendo ações voltadas para as demandas das comunidades de seu entorno;
-
Proporcionar feedback à instituição, por meio do confronto entre a realidade extramuros e os conhecimentos aprendidos em sala de aula.
A Extensão Universitária envolve todos os estudantes, ao longo dos diferentes cursos, independente da modalidade: presenciais ou EAD.
É uma oportunidade para os estudantes aplicarem os conhecimentos adquiridos ao longo de suas formações, desenvolverem o espírito de cidadania na relação direta com as demandas sociais e amadurecerem no que diz respeito ao papel social que deverão assumir ao concluírem sua jornada acadêmica.
A UNISÃOJOSÉ tem uma vocação para atividades de extensão. Desenvolve o PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT, que oferece bolsas de estudos para estudantes que se engajam em atividades desta natureza. O PROEXT se dedica a perseguir três pontos principais: compreender a extensão universitária como um processo educativo que impacta significativamente a formação científica e cultural dos acadêmicos; reconhecer a importância crucial da integração da extensão com o ensino e a pesquisa; e por fim, enfatizar a natureza transformadora da relação entre a instituição de ensino superior e a sociedade.
Outra ação extensionista que faz parte do cotidiano do estudante da UNISÃOJOSÉ é o Projeto Rondon, uma iniciativa Interministerial para estreitar os laços entre universidades e comunidades carentes, oferecendo suporte e soluções práticas para desafios locais. Inspirado pelo lema “Lição de vida e cidadania”, o Projeto Rondon mobiliza estudantes universitários de diversas áreas do conhecimento para contribuir com o desenvolvimento social, cultural e econômico de regiões menos privilegiadas do Brasil.
Por meio de ações coordenadas e estratégias bem definidas, o Projeto Rondon promove atividades que abrangem áreas essenciais, como educação, saúde, cultura, direitos humanos, justiça, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Com o apoio de professores e líderes comunitários, os participantes trabalham lado a lado com as comunidades locais, oferecendo capacitação, orientação e implementando soluções inovadoras para desafios prementes.
E aí, percebeu o quanto a Extensão Universitária contribui para a formação de qualquer profissional?
0 Comentários