Fazer o ENEM, hoje, é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil e, inclusive, fora dele. Exceto em contextos bastante isolados, o exame é considerado uma das formas mais utilizadas para ingressar em cursos de graduação.
Entretanto, ao longo dos anos, o formato do ENEM e suas funções foram mudando bastante. No ano de 2009, uma grande reforma foi proposta para o exame e isso se deu como forma de melhorar os índices nacionais de brasileiros com acesso à universidade, frutos do Programa Universidade para Todos.
Nessa primeira versão, a prova era dividida em quatro áreas: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação e era realizada em dois dias seguidos – um sábado e um domingo e garantia ao estudante uma certificação de conclusão do ensino médio. A partir de 2017, a prova passou a acontecer em dois domingos e deixou de atribuir certificado de conclusão para aqueles que não tinham o ensino médio e a realizavam.
Para esse fim, surgiu o ENCCEJA (Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos). Esse formato de prova articula as disciplinas clássicas do ensino médio em questões interdisciplinares. Mas esse é um assunto para outro artigo.
Agora, diante das oportunidades de ensino superior, uma dúvida muito comum de quem quer fazer o exame é sobre como ocorre todo o fluxo da prova. Por exemplo, como usar sua nota e começar a estudar na graduação? Sabe-se de casos, por exemplo, de quem fez o exame, tinha como ingressar numa instituição pública ou privada sem custo e não fez, pois não sabia como dar prosseguimento. Nesse sentido, observe os passos a seguir:
-
Você pode realizar o ENEM para treinar sem que ainda esteja próximo de terminar o ensino médio, mas, geralmente, para ingressar, no ano seguinte, na faculdade, você precisará estar cursando o último ano do ensino médio, já ter concluído ou, ainda, ter feito a prova do ENCCEJA e já estar com o resultado indicador de aprovação em mãos.
-
Faça sua inscrição no ENEM pelo site enem.inep.gov.br. O período de inscrição, normalmente, é entre abril e junho, e alunos de escola pública e/ou pessoas em situação de vulnerabilidade econômica podem ter isenção da taxa de inscrição.
-
Estude para a prova não somente pelas aulas do ensino médio, mas, também, acompanhando podcast de dicas, vídeos na internet, cursos de preparação etc. Busque saber sobre como é o processo de avaliação , revise questões anteriores, busque por mapas mentais de conteúdos mais frequentes e busque estar em equilíbrio com seu corpo e mente para que não sejam gerados gatilhos ruins durante o exame
-
Realize a prova ao longo do primeiro e do segundo domingo. No primeiro, você fará as provas de Ciências Humanas, Linguagens e a Redação ao longo de cinco horas. No segundo domingo, você fará as provas de Matemática e de Ciências da Natureza. Cada uma dessas provas pontua de 0 a 1000 e as 180 questões pontuam de forma diferente a depender do seu grau de complexidade: curiosamente as mais fáceis valem mais ponto que as mais difíceis.
-
O gabarito das questões sai muito rapidamente, mas os resultados individuais são acessados na página do candidato – aquele site mencionado acima – entre o final de janeiro e início de fevereiro.
-
Nas três primeiras semanas de fevereiro, acontece o período de maiores emoções! O candidato terá um fluxo de quatro portas diferentes de acesso ao ensino superior: o SISU, o PROUNI integral, o PROUNI parcial e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Caso você não se enquadre em nenhuma dessas opções, você pode, simplesmente, com sua nota do ENEM, visitar uma faculdade particular e solicitar sua matrícula sem precisar fazer uma prova de vestibular.
-
No caso do SISU, você deverá acessar ao site acessounico.mec.gov.br/sisu e fazer uma inscrição dando duas opções de curso que tem interesse em fazer. O resultado do ENEM é automaticamente cruzado e as opções são apresentadas.
-
No caso do PROUNI, você deverá acessar ao site acessounico.mec.gov.br/prouni e fazer seu cadastro na mesma perspectiva que o SISU. As oportunidades serão indicadas também em calendário específico.
-
No caso do FIES, você acessará ao site acessounico.mec.gov.br/fies e fará cadastro parecido com os casos acima, será direcionado à faculdade e, de lá, irá ao banco indicado para demais procedimentos e regressará à faculdade para finalizar o procedimento.
-
Agora, independente da opção escolhida, compareça à instituição e faça a sua matrícula no período indicado por ela. É importante, nesse sentido, além de acompanhar os sites do ENEM e dos sistemas de acesso ao ensino superior escolhido, que você também acompanhe ao site da faculdade de modo que você siga o calendário específico e não perca o importante período de matrículas.
Ótimas informações para guiar os alunos👏🏽👏🏽
O melhor professor e coordenador do mundo, apenas ❤️❤️
ENEM realmente é uma porta que se abre para o estudante, sem ele eu n estaria estudando ❤️
O Enem é aquela oportunidade que não podemos deixar passar, nunca!
Muito bom o texto, conteúdo auto explicativo e motivador.
Nosso objetivo foi concluído com sucesso! 🤓