EAD X ENSINO PRESENCIAL: O MITO DA QUALIDADE (OU FALTA DELA)

EAD X ENSINO PRESENCIAL: O MITO DA QUALIDADE (OU FALTA DELA)

Entre 2011 e 2021, o número de ingressantes em cursos superiores, na modalidade EaD, aumentou 474%, enquanto, no mesmo período, em cursos presenciais diminuiu 23,4%, segundo o Censo do Ensino Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

 

Muitos fatores podem justificar esse crescimento. Dentre eles, a possibilidade de se matricular em cursos de interesse ofertados por instituições a quilômetros de distância, a facilidade de os estudantes/trabalhadores organizarem seu próprio tempo, estudar dentro de casa ou em qualquer lugar e, no caso das instituições particulares, a oferta de cursos com mensalidades mais baratas.

 

 

É exatamente sobre esse último ponto que dedicaremos as linhas desta publicação.

 

 

 

 

Durante muito tempo, houve uma certa desconfiança sobre a qualidade do ensino superior à distância. A propagação da ideia de que os egressos de cursos EaD enfrentariam dificuldades no momento de disputar as vagas no mercado de trabalho ainda assombra a cabeça de alguns estudantes na hora de escolher por essa modalidade. O próprio MEC determina que os diplomas de ensino superior não façam qualquer menção quanto a modalidade de ensino cursada.

 

Mas de onde vem essa história?

 

Infelizmente, algumas instituições de ensino viram no EaD uma oportunidade de diminuir significativamente os custos para implantação e oferta de um curso superior e, ao mesmo tempo, aumentar, em escala, o número de estudantes matriculados. Afinal, produzir videoaulas, meia dúzia de infográficos e documentos em PDF e “vender” isso para milhares de pessoas é, certamente, um grande negócio.

 

 

Mas, e a tal da qualidade?

 

Não é fácil dar um salto de quantidade e manter a qualidade, principalmente quando o objetivo está exclusivamente focado no resultado financeiro. O efeito direto disso é um número cada vez maior de matriculados nos cursos EaD e, em paralelo, um significativo aumento nos percentuais de evasão.

 

 

A qualidade do curso independe da modalidade por meio da qual ele é ofertado, mas sim, da seriedade e compromisso com a excelência de ensino que as instituições empregam na hora de pensar, implantar e acompanhar continuamente as atividades do curso, seja ele presencial ou EaD.

 

 

Em outras palavras, vamos encontrar cursos EaD e qualidade inquestionável, assim como encontraremos cursos presenciais com pouco compromisso com uma formação sólida.

 

 

DEPENDE DE POR QUEM E COMO OS CURSOS SÃO OFERTADOS.

 

 

Na hora de escolher pela modalidade do seu curso superior, em primeiro lugar, é importante fazer uma autoanálise do seu perfil. Cursos EaD vão exigir um nível de disciplina e organização um pouco maior do que os cursos presenciais. Afinal, é o estudante que irá organizar o momento e o local em que vai acessar as aulas.

 

 

Além disso, um ambiente favorável também é necessário. Chegar em casa, após o trabalho, sentar-se para estudar e ter que dar conta, ao mesmo tempo, das tarefas domésticas, não favorece.

 

 

Outra questão se refere ao tempo de dedicação aos estudos. Embora o momento seja escolhido pelo estudante, a quantidade de horas dedicadas não deve ser menor do que o que se dedica ao ensino presencial.

 

 

Mas e o papel da Instituição de Ensino no que refere ao EaD?

 

Aí é que voltamos à questão dos valores. Se a instituição que você pretende escolher para estudar na modalidade EaD é dessas que coloca o resultado financeiro em primeiro plano, cuidado! Você é um forte candidato a aumentar índices de evasão.

 

 

Na hora de escolher onde estudar, algumas coisas devem ser consideradas:

 

  • O conteúdo do curso é ofertado por meio de uma plataforma amigável, moderna, motivante, ou você vai ficar assistindo vídeos gravados há anos, sem nenhuma ou muito pouca interação?

 

  • A programação prevê encontros remotos, em tempo real, ao longo de todo o curso, por meio dos quais você poderá se relacionar com seus professores e tutores ou esta comunicação se limitará à troca de e-mails e participação em fóruns off-line?

 

  • A instituição planeja e organiza atividades práticas e presenciais, ainda que, no caso de estudantes impossibilitados de comparecer, possam acompanhar essas atividades por meio de recursos tecnológicos, como transmissão ao vivo?

 

  • O acompanhamento do progresso do estudante se dá de forma ativa pela instituição ou só há contato quando o próprio estudante o provoca?

 

  • O número de estudantes de sua turma é compatível com a quantidade de professores e tutores, ou essa relação é do tipo 300 estudantes para cada professor/tutor?

  

Se você escolher, somente pelo preço…

 

 

A UNISÃOJOSÉ oferta cursos na modalidade EaD com a mesma excelência de seus cursos presenciais.

 

 

A estrutura modular, o fechamento de cada módulo com Projetos Integradores, a organização de encontros remotos e presenciais ao longo do curso e um suporte ativo, preocupado com o desenvolvimento individual de cada estudante, fazem da UNISÃOJOSÉ a sua melhor opção, se você busca por um curso superior à distância.

 

 

 

Em nossos cursos EaD, estaremos o tempo todo perto de você.

 

 

Você merece um EaD com qualidade!

 

 

VOCÊ MERECE ESTUDAR AQUI!

 

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