O fim da faculdade é um momento de enorme realização. Com ele, vem a insegurança de entrar no mercado de trabalho exercendo a sua nova carreira.
Mesmo para quem já trabalhou antes, a busca por um bom cargo após a conclusão do curso é cheia de expectativas e esse é um momento em que os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos acadêmicos são postos à prova no “mundo do trabalho”, e a animação pelo futuro se mistura com uma certa ansiedade pelo início de uma nova fase.
Você se encontra neste momento? Então, fique atento a esse post porque iremos te dar dicas sobre como passar por essa transição de forma leve.
Analise suas habilidades e interesses
Quando você trabalha em algo que realmente gosta e tem habilidades e competências necessárias para o cargo, é mais provável que se dedique mais e busque a excelência. Essa maior dedicação leva a um desempenho superior e, com isso, ao reconhecimento no ambiente de trabalho, o que aumenta as chances de começar muito bem, logo após se formar.
Então, vale a pena buscar oportunidades em campos da sua profissão com os quais você se identifica. Utilize a própria formação acadêmica como um termômetro: lembre-se das matérias que mais gostou e do contato com a atuação profissional por meio de estágios, projetos de extensão, pesquisa e comece a direcionar o seu currículo para esses caminhos.
Construa um currículo atrativo
Um currículo bem elaborado cria uma primeira impressão positiva e demonstra que você leva a sério a sua busca por emprego. Ele desempenha um papel fundamental na hora de atrair os olhos dos recrutadores para o seu perfil.
A dica é personalizar o currículo para atender às necessidades específicas de cada vaga desejada. Com isso, você conseguirá destacar as qualificações relevantes para cada oportunidade, tornando-o mais atraente.
Valorize as suas experiências extracurriculares
Durante sua graduação, procure aproveitar ao máximo este período para enriquecer o seu currículo. A formação vai muito além da sala de aula: as atividades extracurriculares proporcionam um grande amadurecimento pessoal e profissional, e os recrutadores valorizam isso.
Entram na conta:
-
Projetos de extensão;
-
Monitorias;
-
Iniciação científica;
-
Participação em atléticas universitárias;
-
Estágios;
-
Cursos complementares;
-
Participação em eventos da área.
Desenvolva o seu perfil profissional
Em um mercado de trabalho competitivo, ter um perfil profissional bem desenvolvido pode ser fazer a diferença entre ser escolhido para uma vaga de emprego ou não. Uma das formas de deixar seu perfil mais atrativo é investir no desenvolvimento das chamadas soft skills (habilidades comportamentais).
Competências interpessoais, por exemplo, são altamente valorizadas pelos recrutadores. Um pensamento criativo e inovador, uma comunicação eficaz e uma postura de liderança são características que não passarão em branco durante os processos seletivos.
Prepare-se para as entrevistas
A preparação para uma entrevista mostra ao empregador que você está realmente interessado na posição e na empresa que você deseja adentrar, além de promover maior autoconfiança para esse momento, principalmente na hora de evitar as “saias-justas” em perguntas mais difíceis.
É comum que o candidato seja questionado sobre desafios passados, pontos fracos ou situações complicadas nas quais ele teve uma atuação eficiente. Essa preparação ajuda a elaborar respostas construtivas e bem fundamentadas para essas perguntas.
Mantenha os seus conhecimentos atualizados
O mundo do trabalho está em constante evolução devido aos avanços tecnológicos, às mudanças econômicas e às inovações em todas as áreas. Manter-se alinhado a essas transformações garante que você tenha conhecimentos e habilidades relevantes para as demandas do mercado.
Para isso, aí vão algumas dicas:
-
Faça cursos online, complementares à formação ou relacionados a habilidades e competências comportamentais, como os nossos Cursos Livres;
-
Acompanhe blogs e conteúdos relevantes na sua área de atuação (o Podcast UniSãoJosé é um ótimo exemplo disso);
-
Acompanhe canais de pessoas e empresas influentes em seu campo;
-
Participe de grupos de discussão e fóruns online relacionados à sua área de interesse;
-
Leia livros, artigos acadêmicos e revistas relacionados à sua área de atuação e mantenha-se atualizado com a literatura técnica e científica relevante;
-
Reserve um tempo regularmente para o estudo e a aprendizagem, cultivando uma mentalidade de aprendizado contínuo.
Como você viu, a transição da faculdade para o mercado de trabalho é menos desafiadora se você constrói um perfil profissional competitivo e aqui, na UniSãoJosé, você encontra todo o suporte para montar uma base sólida para apoiar a sua trajetória acadêmica e profissional.
Todos os nossos cursos, além das disciplinas específicas de cada formação, contam com conteúdos voltados para a gestão de sua futura carreira. Assim, além de uma competência técnica de excelência, você ainda será capaz de planejar seu futuro profissional.
0 Comentários