Colisão entre veículos, quedas de grandes alturas, cenários catastróficos com múltiplas vítimas, sons de sirenes e gritos, na sequência, bombas infusoras, monitores multiparamétricos, eletrocardiógrafos, oxímetros, desfibriladores, ventilador pulmonar, cateteres e sondas, verificação de balanço hídrico, controle das infecções, equipe multidisciplinar discutindo cada caso e intervenção.
Já se imaginou nestes cenários e com pacientes críticos ou com necessidades de alta complexidade de cuidados? E atuar antes dos alarmes sonoros dos dispositivos tecnológicos? Penso que como Enfermeiro com altas habilidades, você já pensou nestes cenários de práticas com rotinas específicas e de atuação de grande responsabilidade.
Compreender que a Emergência é a constatação médica de condições de agravo a saúde que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte, exigindo, portanto, tratamento médico imediato (BRASIL, 2014) e que a Unidade de Terapia Intensiva inclui tecnologias de cuidado de altíssimo nível e suporte à vida e ainda, a assistência às condições graves, são extremamente importantes para quem pensa em ingressar na carreira de emergencista e intensivista.
Para ser eficiente neste espaço de cuidar é necessário investir nos conhecimentos mais profundos desta área do saber, que vão além do manuseio das medicações para manutenção da vida. O enfermeiro atua desde o atendimento pré-hospitalar, com análise de cena, isolamento da mesma promovendo a segurança de todos, suporte básico e avançado de vida, realizando o atendimento inicial à vítima de trauma, providenciando a imobilização e transporte do paciente, classificação de risco, uso de protocolos de atenção em emergência.
No território hospitalar, verifica as informações dos pacientes, classifica os riscos e na sequência, realiza avaliações beira-leito, prescreve e evolui os cuidados intensivos da equipe de enfermagem, tais como curativos complexos, higienização, avaliação da ventilação mecânica, segurança do paciente, lida com os familiares sob o estresse do estado crítico e possibilidade de morte e contribui eficazmente junto aos demais profissionais intensivistas na melhora significativa do paciente. Mais do que isso, ele antevê os agravamentos e atua, mantém a vida e proporciona com os cuidados de enfermagem a alta do paciente para cuidados de menor complexidade.
E com este objetivo, investir na pós-graduação em Emergência e Terapia Intensiva da UniSãoJosé vale muito a pena, e com certeza vai dar uma turbinada na sua carreira, principalmente porque temos professores que são profissionais atuantes nas Unidades de Alta Complexidade com mais de 10 anos de prática e que habilitam os pós-graduandos no atendimento a pacientes críticos e na resolução de problemas complexos de forma eficaz e efetiva.
Durante a pós-graduação, usamos o laboratório de simulação realística aplicando os conhecimentos mais avançados do profissional nas condições de gravidade e uso das novas tecnologias em saúde, promovemos a implementação da humanização do cuidado nesta área, além de agendarmos visitas técnicas exploratórias destes ambientes. Tudo isso reunido em um currículo impecável sobre o tema de emergência e terapia intensiva.
Prepare-se para ingressar no mercado de trabalho com:
-
Otimização do seu tempo de estudos: o estudante, através do modelo de ensino híbrido, com as aulas que se dividem em conteúdos EAD, que possibilitam ao aluno estudar em suas melhores disponibilidades de horários, e encontros presenciais aos sábados, a cada 15 dias, onde os alunos podem interagir entre si e com os professores do curso, através de metodologias ativas de aprendizagem, que valorizam o pensamento crítico e reflexivo, o trabalho em equipe e a autonomia do aluno.
-
Oportunidade de carreira: especialidade que abre portas no processo seletivo de setores da área pré-hospitalar e hospitalar, docência e pesquisa. Por exemplo: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU e afins) e na rede do Sistema Único de Saúde.
-
Valorização profissional: o profissional especialista nesta área conta com recebimentos de valores acima dos preconizados pelo mercado.
A pós-graduação de Emergência e Terapia Intensiva tem duração de 8 meses, é aprovado e reconhecido pelo MEC e garante ao profissional a visão específica da emergência e terapia intensiva nas áreas educacionais, gerenciais e assistenciais. O curso conta com recursos didático-pedagógicos de alto padrão e aulas bem dinâmicas com práticas reais, imersão e de troca de conhecimento entre os estudantes e os docentes.
Invista em sua carreira e prepare-se para ser um emergencista e intensivista de excelência. As matrículas estão abertas!
Venha para UniSãoJosé, você merece estudar aqui!
0 Comentários