ENADE, É NESTE DOMINGO, MAS…O QUE É ENADE?

ENADE, É NESTE DOMINGO, MAS…O QUE É ENADE?

No próximo domingo, 26/11, teremos mais uma edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE – uma avaliação anual de todos os cursos de graduação, realizada pelo Ministério da Educação, com o objetivo de analisar a evolução entre estudantes ingressantes e concluintes, e avaliar se a formação contempla os conhecimentos específicos de cada área do saber.

Em resumo, trata-se de um “provão”, de caráter obrigatório, aplicado nacionalmente para todos os estudantes concluintes de cursos de graduação, das instituições públicas e privadas de ensino superior.

Os cursos são separados por área, distribuídos por uma programação trienal de aplicação do Enade, ou seja, cada curso realiza o exame de três em três anos. Em 2023, dentre cursos ofertados pela UniSãoJosé, participarão do ENADE estudantes concluintes de enfermagem, engenharia de produção, fisioterapia e odontologia.

Mas qual a importância do ENADE?

Em primeiro lugar, o ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, ou seja, o registro de sua realização ou dispensa é informado no histórico escolar. O estudante que está habilitado a realizar o ENADE naquele ano e não comparece, ou não é inscrito pela sua instituição, e não apresenta uma justificativa aceita, não terá seu diploma emitido, ainda que conclua, com aproveitamento, todas as disciplinas de seu curso.

Outra questão importante: o exame tem um peso enorme no amplo sistema de avaliação do Ministério da Educação. O resultado do ENADE compõe a avaliação de cada curso de graduação, especificamente, e da instituição como um todo, sendo um dos balizadores utilizados pelo MEC na hora de atribuir os conceitos de qualidade e conceder o reconhecimento das faculdades e universidades.

Como ter acesso aos resultados do ENADE?

Os resultados do ENADE são divulgados entre os meses de outubro e novembro do ano seguinte ao de sua realização.

Os resultados individuais de cada estudantes só podem ser acessados pelos próprios estudantes, por meio do sistema ENADE. (https://enade.inep.gov.br/enade/#!/index)

Já as notas gerais obtidas por cada curso, de cada instituição, têm caráter público e podem ser acessadas por meio do site do Ministério da Educação. (https://emec.mec.gov.br/emec/nova)

Como são tratadas as notas obtidas pelas instituições no ENADE?

O Ministério da Educação atribui notas de 1 a 5 para todos os cursos de graduação participantes do ENADE, calculadas considerando as notas obtidas pelos estudantes no exame. Desde 2015, são considerando as seguintes informações para este cálculo:

  • Número de estudantes participantes no Exame e com resultados válidos; 

  • Desempenho dos estudantes na parte de formação geral;

  • Desempenho dos estudantes na parte de componente específico.

Conceito 1 ou 2 indicam que os estudantes do curso avaliado tiveram um rendimento abaixo da expectativa no exame, exigindo da instituição a celebração de um protocolo de compromissos com o MEC visando sanar as deficiências identificadas. O não cumprimento do protocolo poderá gerar sanções que podem chegar ao fechamento do curso.

Dá pra ver como as notas obtidas no ENADE podem lhe ajudar na hora de escolher seu curso de graduação e sua instituição de ensino superior.

Mas como dissemos anteriormente, o resultado do ENADE é apenas uma das muitas questões levadas em conta na hora do MEC atribuir o conceito de uma universidade.

Instituições com Índice Geral de Curso (IGC) 4 ou 5, são consideradas de excelência pelo MEC.

É o caso da UNISÃOJOSÉ.

Com nota 4 no MEC, nossa instituição comprova seu compromisso em oferecer um ensino verdadeiramente de qualidade. Com um corpo docente formado por professores titulados, mas principalmente com experiência no mercado de trabalho, nossos concluintes disputam, com sucesso, as melhores vagas, seja no setor privado, seja no setor público, por meio de aprovação em concursos. 

Pesquise bem a universidade na qual você irá depositar o que você tem de mais precioso: seu tempo.

Afinal, passar 3, 4 ou até 5 anos na universidade e depois ter dificuldade de encontrar um emprego porque escolheu mal, será um tempo perdido que não voltará mais.

Aposte em quem tem compromisso em formar profissionais de ponta.

Venha para a UniSãoJosé.

Você merece estudar aqui.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!