No próximo domingo, 26/11, teremos mais uma edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE – uma avaliação anual de todos os cursos de graduação, realizada pelo Ministério da Educação, com o objetivo de analisar a evolução entre estudantes ingressantes e concluintes, e avaliar se a formação contempla os conhecimentos específicos de cada área do saber.
Em resumo, trata-se de um “provão”, de caráter obrigatório, aplicado nacionalmente para todos os estudantes concluintes de cursos de graduação, das instituições públicas e privadas de ensino superior.
Os cursos são separados por área, distribuídos por uma programação trienal de aplicação do Enade, ou seja, cada curso realiza o exame de três em três anos. Em 2023, dentre cursos ofertados pela UniSãoJosé, participarão do ENADE estudantes concluintes de enfermagem, engenharia de produção, fisioterapia e odontologia.
Mas qual a importância do ENADE?
Em primeiro lugar, o ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, ou seja, o registro de sua realização ou dispensa é informado no histórico escolar. O estudante que está habilitado a realizar o ENADE naquele ano e não comparece, ou não é inscrito pela sua instituição, e não apresenta uma justificativa aceita, não terá seu diploma emitido, ainda que conclua, com aproveitamento, todas as disciplinas de seu curso.
Outra questão importante: o exame tem um peso enorme no amplo sistema de avaliação do Ministério da Educação. O resultado do ENADE compõe a avaliação de cada curso de graduação, especificamente, e da instituição como um todo, sendo um dos balizadores utilizados pelo MEC na hora de atribuir os conceitos de qualidade e conceder o reconhecimento das faculdades e universidades.
Como ter acesso aos resultados do ENADE?
Os resultados do ENADE são divulgados entre os meses de outubro e novembro do ano seguinte ao de sua realização.
Os resultados individuais de cada estudantes só podem ser acessados pelos próprios estudantes, por meio do sistema ENADE. (https://enade.inep.gov.br/enade/#!/index)
Já as notas gerais obtidas por cada curso, de cada instituição, têm caráter público e podem ser acessadas por meio do site do Ministério da Educação. (https://emec.mec.gov.br/emec/nova)
Como são tratadas as notas obtidas pelas instituições no ENADE?
O Ministério da Educação atribui notas de 1 a 5 para todos os cursos de graduação participantes do ENADE, calculadas considerando as notas obtidas pelos estudantes no exame. Desde 2015, são considerando as seguintes informações para este cálculo:
-
Número de estudantes participantes no Exame e com resultados válidos;
-
Desempenho dos estudantes na parte de formação geral;
-
Desempenho dos estudantes na parte de componente específico.
0 Comentários