Em um mundo de constantes mudanças no cenário mercadológico, é normal surgir dúvidas sobre planejamento de carreira. Afinal de contas, se o mundo se encontra em constante evolução, por que não focar apenas o agora se os próximos anos estão cada vez mais incertos?
Mas mesmo sendo difícil prever os próximos anos, o ato de planejar a sua carreira pode ser um diferencial em relação a seus concorrentes. Ao longo deste conteúdo, mostraremos dicas valiosas sobre como melhorar as suas escolhas atuais e visar uma carreira de sucesso no futuro!
Continue a planejar
O planejamento de carreira é a definição do que você deseja para o futuro profissional e quais serão as medidas tomadas a fim de atingir este objetivo. Assim, ter um plano de carreira significa entender quais opções fazem sentido de acordo com os seus objetivos e como serão tomadas atitudes para guiar suas ações, decisões e estratégias.
Um exemplo simples disso é a escolha de qual curso superior ingressar. Quanto mais consciente do que se pretende fazer no futuro, mais fácil é selecionar as opções disponíveis e avaliar o que mais chama a sua atenção e, ao mesmo tempo, está alinhado com os seus objetivos.
Por isso, mesmo com todas as mudanças que estamos passando no setor empregatício, o planejamento é essencial para que você saiba qual caminho seguir.
E quais os benefícios de se planejar?
Um plano ajustado sobre o futuro da sua carreira trará diversas vantagens competitivas para você. Através dele é possível mapear suas próximas ações e construir um currículo mais atraente aos olhos dos empregadores, tendo um direcionamento claro. Veja como fazer isso a seguir.
1- Customização da carreira
O primeiro passo e, consequentemente, o principal diferencial é modelar a carreira. As escolhas sobre qual graduação cursar, quais ofertas de emprego e estágio se atentar, cursos, rotina de estudos, participação em eventos e networking profissional fará com que, aos poucos, você dê personalidade ao seu currículo. Dessa maneira, o plano de carreira ajudará você a ter escolhas coerentes com o que realmente deseja e se identifica profissionalmente.
2- Maior autonomia
Com o planejamento da sua carreira, será possível que você consiga não depender dos treinamentos e das qualificações oferecidas pelos empregadores. Quem atua dessa maneira, buscando realizar o planejamento de carreira, procura o autogerenciamento, reconhecendo seus pontos fortes e fracos e aperfeiçoando-os independentemente da ação de terceiros.
3- Maior produtividade
O planejamento de carreira também concede ao candidato uma mudança de postura com relação a sua atuação profissional. Com base nele, o indivíduo se tornará mais proativo, indo atrás das vagas de emprego alinhadas com as suas expectativas, além de desenvolver competências e habilidades que o farão ser protagonista na universidade e no mercado de trabalho.
4- Mais chances de alcançar as suas metas e expectativas
Com o plano de carreira, o estudante conseguirá mapear estratégias para alcançar todos os seus objetivos e expectativas dentro do mercado de trabalho. Desta forma, a adoção de táticas específicas se tornará o melhor caminho para o sucesso profissional e pessoal.
Como fazer um planejamento de carreira?
A elaboração de um plano de carreira varia um pouco de acordo com os objetivos de cada um, porque estes podem ser aplicados de diferentes formas. Entretanto, um breve passo a passo pode te ajudar a construir o seu. Veja a seguir algumas dessas técnicas:
1- Defina onde quer chegar;
2- Trace metas;
3- Crie um cronograma de estudos;
4- Faça a gestão do seu plano e o deixe sempre organizado;
5 -Escolha uma universidade que seja capaz de te colocar entre os melhores do mercado.
0 Comentários