Você já se questionou em relação ao que seguir na carreira de Enfermagem? Bem, hoje, vamos lhe apresentar, entre outras oportunidades, a Urgência e a Emergência. Tema de grande relevância na área da saúde e no contexto da Enfermagem.
Mas o que difere uma da outra?
A Urgência trata-se de uma ocorrência imprevista de agravo a saúde como ou sem risco potencial a vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata enquanto Emergência é a constatação médica de condições de agravo a saúde que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte, exigindo, portanto, tratamento médico imediato (BRASIL, 2014).
Mas, você percebeu que ambas têm necessidade de assistência 24 horas, não é? Isso se dá devido à complexidade das condições de saúde que o paciente possa estar apresentando sejam elas clínica, cirúrgica, por traumas, sem esquecer das emergências obstétricas. Ou seja, você enfermeiro pode estar diante de um quadro de infarto agudo do miocárdio e precisa estar apto a aplicar a assistência de enfermagem de forma ágil com eficiência e eficácia para que este paciente não agrave ou até mesmo venha perder a vida. Assim, as situações de urgência e emergência podem acontecer em qualquer fase da vida. Está preparado?
Assim, quando o paciente der entrada na emergência hospitalar, ele vai passar pelo que chamamos de Acolhimento e Classificação de Risco e o Enfermeiro será o primeiro profissional a avaliá-lo, pois faz parte da assistência do enfermeiro realizar o Protocolo de Manchester, conhecido pela classificação em cores para identificar o grau de gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente. São cinco cores estabelecidas conforme a gravidade:
Vermelho (emergência)- o paciente necessita de atendimento imediato;
Laranja (muito urgente) – o paciente necessita de atendimento praticamente imediato, em cerca de 10 minutos;
Amarelo (urgente) – o paciente será atendido em cerca de 60 minutos;
Verde (pouco urgente) – o paciente será atendido em até 120 minutos;
Azul (não urgente) – o paciente aguardará o equivalente a 240 minutos.
Desta forma, o paciente receberá assistência dos demais profissionais sobre a situação de saúde apresentada e após o uso de todos os recursos será estabilizado e poderá ter a saúde reestabelecida.
O conhecimento, as práticas e atitudes no contexto da Urgência e Emergência já são discutidos e apreendidos na graduação em Enfermagem da UniSãoJosé, isso porque a nossa graduação possui como diferencial o estudante ter a oportunidade que vai além dos conteúdos discutidos em sala de aula, conseguindo ter o contato com a prática clínica, das anamneses, exames físicos e interpretação dos exames laboratoriais a sistematização da assistência de enfermagem a partir de abordagens éticas e legais, medicamentosas, psicológicas e sociais acrescidos dos aspectos de segurança em saúde.
Deixa-me listar mais algumas vantagens para você:
Afinal de contas, quanto este profissional ganha?
Segundo o portal vagas.com o Enfermeiro Emergencista ganha R$ 4.458,00 em média. O trabalho deste profissional vai desde a composição da equipe de transporte de ambulância, centro de queimados, atendimento pré-hospitalar, inclusive em grandes desastres, enfermagem aeroespacial e atendimento intra-hospitalar (emergência). Destaca-se por ser uma das atividades profissionais de enfermagem mais rentáveis e área mais procurada para especializações.
Outra informação importante: como disciplina, ela se encontra em nossa matriz curricular e o futuro enfermeiro tem a possibilidade de estudar a Urgência e Emergência em: Situações Críticas, Suporte Básico e Avançado de Vida e Enfermagem em Alta Complexidade em diferentes momentos da sua formação.
O estudante tem oportunidade de vivenciar experiências práticas de aprendizagem no nosso Laboratório de Simulação Realística de alta tecnologia e aprende como atuar e liderar sua equipe nas situações de urgência e emergência, ou seja, ele consegue ter contato com a representação da realidade controlada e assistida e isso permite o desenvolvimento desta expertise e uso de protocolos, e aplicação dos diversos procedimentos de urgência e emergência no ambiente pré-hospitalar e hospitalar, de forma a manter sua condição básica de vida até que o atendimento definitivo se estabeleça.
Nessas condições, o estudante ainda tem a oportunidade de realizar visitas técnicas em instituições hospitalares e assistir as competências dos profissionais junto a nossa a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUEUNISJ) que permite ao aluno o encontro ampliado com esta prática e melhor supervisão docente, que dá treinamentos e capacitações em hospitais e escolas e transforma a aprendizagem sobre esta temática mais completa, que vai desde o atendimento pré-hospitalar, intra-hospitalar até a alta.
Tais possibilidades de aprendizagem proporcionarão a você ser um profissional e especialista de excelência, basta se dedicar e aproveitar as oportunidades presentes no Curso de Graduação em Enfermagem da UniSãoJosé. É isso que o mercado de trabalho procura.
Está esperando o quê? Quer aprender mais e ser um profissional de destaque? Venha para Enfermagem UniSãoJosé aqui você aprende com excelência.
0 Comentários