FOTOBIOMODULAÇÃO, VOCÊ CONHECE ESSE RECURSO DA FISIOTERAPIA?

FOTOBIOMODULAÇÃO, VOCÊ CONHECE ESSE RECURSO DA FISIOTERAPIA?

A aplicação de laser, ou fotobiomodulação, na fisioterapia é uma prática terapêutica cada vez mais utilizada devido aos seus benefícios no tratamento de diversas condições musculoesqueléticas, neurológicas e inflamatórias. Essa abordagem utiliza a luz em diferentes comprimentos de onda para estimular as células do corpo, promovendo efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e regenerativos. Esta terapia, consiste na emissão de luz através de um dispositivo de laser de baixa intensidade.

 

Esse tipo de laser não é térmico, ou seja, não causa aquecimento dos tecidos, tornando-o seguro para aplicação tecido epitelial, mucosas e osteomioarticulares.

 

A seguir, estão algumas das aplicações mais comuns do laser/fotobiomodulação na fisioterapia:

 

1. Alívio da dor

O laser de baixa intensidade tem um efeito analgésico que ajuda a reduzir a dor em pacientes com condições crônicas ou agudas, como dores nas costas, entorses, artrite e dores musculares.

 

2. Redução da inflamação

Ajuda a diminuir a inflamação através da inibição de mediadores inflamatórios e do aumento da circulação sanguínea local, o que contribui para a resolução de edemas e processos inflamatórios.

 

3. Cicatrização de feridas

Esta forma de tratamento, pode acelerar o processo de cicatrização de feridas, úlceras, queimaduras e lesões cutâneas, estimulando a atividade celular e o reparo tecidual. Recurso amplamente utilizado na especialização de dermatofuncional, pós-operatório e além da laseracupuntura.

 

4. Recuperação muscular

Em atletas e pacientes submetidos a esforços físicos intensos, a laser terapia pode ser utilizada para diminuir o tempo de recuperação muscular e aliviar dores após exercícios.

 

5. Tratamento de condições ortopédicas

O laser pode ser aplicado em condições como tendinites, bursites, lesões ligamentares e osteoartrite para reduzir a dor, melhorar a função e acelerar a recuperação.

 

6. Neuromodulação

Pode ser utilizado para estimular os nervos e influenciar a atividade do sistema nervoso em casos de lesões neurológicas, neuropatias e neuralgias.

 

É importante destacar que a aplicação do laser/fotobiomodulação na fisioterapia requer a habilidade e conhecimento de profissionais treinados, pois a dose de energia, o comprimento de onda e a técnica de aplicação devem ser adequados para cada condição específica e para cada paciente.

 

Em suma, a utilização de laser/fotobiomodulação na fisioterapia tem se mostrado uma opção terapêutica valiosa e segura, proporcionando benefícios significativos na recuperação e no alívio de sintomas de diversas condições musculoesqueléticas e neurológicas. Com o contínuo avanço da pesquisa nessa área, é provável que novas aplicações e benefícios sejam descobertos, consolidando ainda mais seu papel como um recurso terapêutico relevante para a prática da fisioterapia.

 

Diante de tantas opções de tratamento, pensando no custo e benefício da utilização deste recurso e considerando inúmeras pesquisas que apontam para sua eficácia, atualmente no mercado de trabalho o recurso apresenta grande aceitação por apresentar diferentes protocolos de tratamentos para especialidades como, fisioterapia traumato-ortopedica, fisioterapia-neurológica, acupuntura, oncológica, dermatofuncional dentre outras.

 

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Jose, tanto nas Unidades Curriculares quanto na Clínica Escola, proporciona ao aluno o conhecimento teórico e prático do manuseio deste recurso. Garantindo uma formação de excelência e consequentemente melhor colocação profissional. Nossa clínica escola utiliza este recurso nos diferentes casos tratados por nossos alunos sob a supervisão do professor e preceptores da clínica.

 

Você deseja conhecer mais sobre nosso curso de fisioterapia, sobre o laser, e as dependências da nossa clínica escola? Agende um horário comigo e vem para a UniSãoJosé!

Consultas:

Gasparotto, Julia Adelungue. “Adição da Fotobiomodulação na Região Cervical em Pacientes com Dor Crônica de Ombro.” (2023).

Ribeiro, Aline Muniz, and Sandra Magali Heberle. “Atuação do fisioterapeuta no tratamento de úlceras por pressão.” ANAIS DA MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA-ISSN 2317-5915 15 (2021).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!