OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

De acordo com o censo escolar da educação superior (2020), o número de matrículas de cursos de graduação a distância foi maior do que os cursos de graduação presencial. Então, será que realmente a EAD é uma possibilidade para cursar uma graduação?

 

Boa parte das pessoas, ao ouvir falar sobre Educação a Distância, imaginam que este seja um espaço virtual frio, onde os processos de ensino-aprendizagem acontecem somente com a leitura de materiais de estudo ou videoaulas e sem acompanhamento de um professor. Contudo, não é essa a realidade dos cursos de graduação a distância! Certamente se a qualidade do ensino fosse baixa, não haveria tantas matrículas, concorda?

 

A Educação a Distância tem uma relação muito próxima com o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, servindo para a construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem funcionais com chats, videoaulas, videochamadas, materiais de estudo escritos como apostilas e artigos. E, além disso, é uma fonte extremamente vasta de recursos construídos para potencializar e produzir uma aprendizagem do estudante na área escolhida.

 

Acredita-se também que o avanço no número de matrículas nessa modalidade se dê pelo fato dessa ser uma fonte de acessibilidade, principalmente, para a Educação Superior com base em diversos fatores, como por exemplo:

 

– Flexibilização de horário para estudo: o estudante de curso de graduação a distância tem a possibilidade de gerenciar seu tempo de estudo conforme sua demanda. Temos como exemplo o relato da estudante Laís Lopes, do curso de Pedagogia da UniSãoJosé, que em depoimento relata a escolha por esse formato de ensino por ser mãe e não conseguir dedicar um horário específico para estudos, seguindo uma rotina limitante de tempo. Como pode gerenciar seu próprio horário, consegue seguir e alinhar seu roteiro de estudo junto as tarefas de casa.

 

– Deslocamento: uma vez que a interação entre o estudante, professor e os materiais de estudo acontecerem de forma assíncrona, ou seja, sem ser ao vivo, não há a necessidade de que esse se direcione a um espaço físico específico. Dessa forma, há uma redução significativa de custos, concorda?

 

Em depoimento, o estudante Matheus Campos, do curso de Logística da UniSãoJosé, indica que por trabalhar em um local mais distante de sua residência não consegue se deslocar com tempo hábil para o campus da faculdade, mas que consegue, com essa facilidade de acesso às informações online, desenvolver seu estudo.

 

– Custo de mensalidade: os cursos na modalidade a distância, em sua grande maioria, têm mensalidades mais baixas do que os cursos presenciais. Sem dúvidas, esse é um atrativo muito significativo para os estudantes que não conseguiriam manter sua matrícula caso o curso fosse presencial.

 

Contudo, algumas inquietações ainda podem nos “assombrar”. Nos cursos de graduação a distância o diploma é válido? Existe diferença documental entre o estudante que faz a faculdade presencial do que faz no formato a distância?

 

O estudante que opta por um curso de graduação na modalidade a distância tem a mesma validação de diploma do ensino presencial. Não é indicado em nenhum campo de registro que o curso é nesse formato, uma vez que dentro desses documentos as informações são referentes as disciplinas, professores, conteúdos, notas e não sobre o formato em que o processo aconteceu. O documento é idêntico, pois uma matriz curricular (a grade de disciplinas) do curso de graduação presencial em Administração, por exemplo, poderia ser igual à do mesmo curso ofertado no formato presencial.

 

Logo, todas as possibilidades de estágio, de trabalho são iguais para os estudantes independente do formato de ensino ao qual esse estará vinculado.

 

Então, qual a diferença entre o curso de graduação presencial e o curso de graduação a distância? A resposta para essa pergunta é: o espaço onde o estudante irá estudar. Um será presencial, em uma sala física, e o outro em um Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

Conseguimos compreender mais sobre os benefícios de estudar em um curso de graduação a distância, desmistificando aquele antigo entendimento de que na Educação a Distância o processo é mais difícil ou que não é válido.

 

Sugiro então que acesse nossa página de cursos de graduação a distância, onde são apresentados depoimentos de estudantes e como a UniSãoJosé desenvolve essa modalidade de ensino. Até lá!

 

 

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022.

GOMES, Ana Cristina; MOREIRA, Darlene Fátima; MACHADO, Cristiane Oliveira. Educação a Distância: Desafios e Perspectivas. Revista Brasileira de Educação a Distância, v. 18, n. 2, p. 1-14, 2018.

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