ATIVIDADE FÍSICA: “MODINHA” OU ESTILO DE VIDA?

ATIVIDADE FÍSICA: “MODINHA” OU ESTILO DE VIDA?

A todo o tempo somos impactados nas redes sociais e nas mídias em geral sobre a importância de praticar Atividades Físicas. Vemos, inclusive, toda uma indústria em torno desse mercado: roupas fitness, acessórios fitness e até lojas de suplemento quase que em cada esquina. Parece que está na moda “ser fitness”, pois apresentar uma aparência que atende um padrão estético midiático torna o indivíduo mais poderoso e aceito.

Mas você sabia que esta é uma visão muito empobrecida se pensarmos em todos os benefícios que a prática regular de atividade física pode proporcionar ao indivíduo e a toda a sociedade? Por que temos sido encorajados a combater aquela preguiça, levantar do sofá e se mexer?

Aquele tempo enorme que a gente passa sentado ou deitado enquanto trabalha, estuda, assiste séries e TV, ou mexe no celular, é chamado de comportamento sedentário porque liberamos pouca energia. Durante a pandemia, essa conduta se tornou ainda mais frequente devido ao isolamento social em que as pessoas passaram a trabalhar, estudar e usar o seu tempo de lazer dentro de casa. Evidências científicas apontam que esta falta de movimento por longos períodos está estreitamente associada a maior risco de mortalidade, surgimento de diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e ao estresse.

 

Estudiosos já comprovaram como a atividade física é uma grande aliada no combate ao estresse. Isso porque, segundo o novo relatório do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA, na sigla em inglês), os alunos brasileiros estão entre os que ficam mais estressados durante os estudos. Fique alerta!

 

Indo direto ao ponto: qual seria a melhor atividade física ou exercício para você alcançar uma vida saudável? Precisamos diferenciar esses termos:

 

Atividade Física é todo movimento corporal que promove gasto calórico acima dos níveis de repouso, então qualquer profissional pode recomendar. Ir ao mercado caminhando, ir à escola de bicicleta, preferir escadas ao elevador, são exemplos de alternativas para se movimentar durante o dia. 

Já o exercício físico, é um movimento planejado e estruturado para atingir um objetivo, prescrito exclusivamente por um profissional de Educação Física – Profissional este que precisa estar graduado para exercer essa prática.

Agora que já sabemos diferenciar exercício físico e atividade física, saiba que a melhor opção é aquela que oferece prazer a quem está praticando. A geração mais tecnológica da história da humanidade, por ser a que mais tem acesso à informação, tem a chance de escolher o movimento como um estilo de vida.

O grande desafio consiste em dissociar uma vida fisicamente ativa tanto da ideia de sofrimento, bem como de uma abordagem puramente estética…de ‘modinha’.

 

Referências 

Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/ansiedade-estresse-altos-escolas-brasileiras/ em 05 de junho de 2023

1 Comentário

  1. Antônio Carlos Soares disse:

    Esse texto rico em informações, me fez enxergar que os “avanços” que a humanidade alcançou, gera um paradoxo interessante. Nossas conquistas tecnológicas que ao mesmo tempo que gera uma otimização do nosso tempo, também acaba gerando uma ociosidade em nossas rotinas. Ter essa consciência acredito ser o PRIMEIRO PASSO para mudar essa realidade. Isso deveria ser visto como um compromisso social, pois toda sociedade tende a se beneficiar dessa iniciativa. Parabéns aos profissionais de Educação Física.

Deixe o seu comentário!