Atualmente, estudantes estão em constante contato com inúmeras ofertas e possibilidades de formação acadêmica, o que transforma a escolha por um curso superior uma das decisões mais desafiadoras.
E essa decisão se torna ainda mais instigante, uma vez que o futuro profissional deverá optar pela habilitação de graduação específica: tecnólogo, bacharelado ou licenciatura. E, infelizmente, nem sempre as informações sobre estas modalidades estão claras o suficiente para a devida escolha.
Mas não se preocupe porque neste post iremos ajudar você a fazer a melhor escolha de curso superior para a sua carreira, abordando as principais características, diferenças e possibilidades profissionais encontradas nesses diferentes caminhos.
De um jeito bem simples, podemos separar estes caminhos em três formas diferentes: o curso de licenciatura forma professores, para atuação na educação básica, em diversas áreas do conhecimento; o curso de bacharelado forma profissionais clássicos com conhecimento filosófico e científico na área; e o curso de tecnólogo forma profissionais aptos a executarem funções específicas de modo prático.
Importante deixarmos claro incialmente que as três modalidades de formação são graduações de nível superior. Vamos ver exemplos claros dessas diferenças?
LICENCIATURA – Um concluinte de um curso de licenciatura em matemática, por exemplo, estará apto a lecionar esta disciplina para turmas do ensino fundamental e médio. Para isso, além dos conhecimentos específicos da ciência da matemática, deverá estudar conteúdos relacionados à didática, pedagogia, aos processos de desenvolvimento sócio-psico-cognitivo de crianças e adolescentes.
BACHARELADO – Um bacharel, ao contrário do licenciado, não tem habilitação para atuar no magistério da educação básica. Usando como exemplo um bacharel em biologia, o seu campo de atuação está relacionado à atividades que envolvam pesquisa, análises clínicas, projetos na área de proteção ao meio ambiente, dentre outros.
TECNÓLOGO – Os concluintes dos cursos superiores desta modalidade se diferem dos bacharéis em virtude de uma formação focada na atuação prática. As matrizes destes cursos privilegiam disciplinas voltadas para o aprender a fazer.
Tudo certo até aqui? Podemos prosseguir?
O tempo de conclusão do curso também é um fator a ser considerado quando falamos sobre a escolha da habilitação. Cursos de bacharelado têm tempos de integralização que variam de 4 a 8 anos. As licenciaturas, por sua vez, são concluídas em 4 anos. Já os cursos de tecnólogos, possuem de 2 a 3 anos de duração.
A decisão por uma das três modalidades de formação superior devem sempre ser posterior à descoberta da sua vocação profissional. Se você tem uma vocação voltada para o ensino, certamente, as licenciaturas serão as escolhas mais adequadas. No caso da carreira de professor não ser o que desperta o seu interesse, os cursos de bacharelado ou de tecnólogo serão as melhores opções, cabendo considerar outras questões como tempo de inserção no mercado de trabalho e duração dos cursos.
0 Comentários