27 DE NOVEMBRO: DIA NACIONAL DO ENSINO À DISTÂNCIA. TEMOS QUE COMEMORAR?

27 DE NOVEMBRO: DIA NACIONAL DO ENSINO À DISTÂNCIA. TEMOS QUE COMEMORAR?

A Lei Nº 13.620, de 15 de janeiro de 2018, instituiu o dia 27 de novembro como Dia Nacional de Educação a Distância.

De acordo com o Censo da Educação Superior, divulgado pelo INE em 2022, 72% dos aprovados no ensino superior privado optaram por estudar à distância. Considerando somente os cursos de Licenciatura o índice foi ainda maior: 93,2%.

 

Devemos comemorar esses números?

Ao identificarmos que o número de ingressantes no Ensino Superior no Brasil, saiu da casa dos 1 milhão e 800 mil em 2011, para ultrapassar 4,5 milhões em 2022 e que desses, mais de 3,2 milhões optaram pelo ensino à distância, fica claro que o EAD cumpre um papel relevante ao permitir um acesso cada vez mais democrático aos bancos universitários.

Essa modalidade de ensino tem como principal característica permitir ao estudante realizar sua graduação a partir de sua própria capacidade de organização e disciplina. Assim, se torna possível conciliar as atividades no trabalho, se organizar em casa junto à família e até mesmo escolher um curso em uma instituição distante de sua casa, aumentando consideravelmente seu rol de opções.

 

Mas…

O grande problema é que, para algumas instituições, o EAD se tornou um filão de ouro. Utilizando-se de metodologia voltada para a redução dos custos (low cost), gravam aulas em vídeo e reproduzem essas aulas para milhares de estudantes. Alguns se limitam a apresentar, tão somente, textos em PDF ou outros formatos, por meio dos quais os estudantes têm acesso ao conhecimento. O custo inicial de produzir os vídeos e/ou esses documentos se dilui ao longo do tempo e por um número considerável de alunos. Sem a atualização desses conteúdos estáticos, o curso se torna rapidamente obsoleto, distante, sem trocadilhos, do mundo real do trabalho.

Resultado disso??? 

Em um primeiro momento, isso permite a essas instituições ofertarem mensalidades “a preço de banana”, gerando um número cada vez maior de matrículas. Sem o acompanhamento dos professores e tutores, sem a organização de atividades presenciais que complementam o conhecimento ministrado à distância, sem a utilização de aulas síncronas e sem interação entre os alunos, além de low cost, o curso é também low quality.

É verdade que não há distinção entre o diploma obtido em um curso presencial ou EAD, sendo inclusive proibido registrar a modalidade no diploma do concluinte. Mas é fato que esse formato de curso, voltado para o ganho em escala sem muita preocupação com a formação, levará aos empregadores a investigar, além do curso e da instituição, também a modalidade de ensino na hora de recrutar seus colaboradores.

Perde o EAD que, como vimos acima, nasceu para resolver problemas estruturais no acesso ao Ensino Superior, mas acabou se tornando, para algumas instituições, um modelo de expansão desenfreado, onde a quantidade supera, de longe, a preocupação com uma oferta de qualidade.

Cuidado!!

Claro que o preço é um fator importante a ser considerado na hora da escolha do seu curso superior. Mas se a instituição escolhida te apresenta um produto que o principal atrativo é o valor da mensalidade, cuidado: o barato vai sair muito caro na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho.

 

Como fazemos AQUI!!

 

Na UniSãoJosé, os cursos EAD são oferecidos por meio de uma plataforma interativa, que facilita seu acesso e o acompanhamento das unidades curriculares. Os conteúdos são revisados e atualizados constantemente. 

Além das atividades realizadas de forma assíncrona (aquelas que acontecem sem a necessidade de uma interação em tempo real), todas as disciplinas contemplam encontros online. Esta ação se torna ativa, ou seja, os professores/tutores propõem atividades que complementam as aulas, tiram as dúvidas dos estudantes e proporcionam uma convivência entre os mesmos, garantindo uma formação técnica, mas também relacional.

Além disso, todos os cursos preveem atividades presenciais, realizadas na sede da instituição ou em locais próximos à sua casa, garantindo um contato com o mundo do trabalho ao longo de todo curso.

Isso sem falar em todo suporte tecnológico e administrativo prestado por nossas equipes, para que você possa dedicar seu tempo exclusivamente a estudar.

Na UniSãoJosé, o ensino é a distância, mas estamos sempre perto de você.

E respondendo a pergunta inicial: SIM, devemos comemorar! Desde que a escolha seja por um curso EAD ofertado por uma instituição como a UniSãoJosé.

EAD nota 5 no MEC.

Você MERECE ESTUDAR AQUI!!!

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!