Visão Geral

O curso de Pós-graduação em Gestão Escolar Integrada da UniSãoJosé tem como objetivo formar especialistas no âmbito da Administração Escolar, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional, para atuarem em unidades de Educação Básica e Ensino Superior em todo o Brasil. O curso voltado a completar a formação de licenciatura, especialmente em Pedagogia, que voltado às Diretrizes Curriculares Nacionais em vigor (Resolução Nº 2, de 20 de dezembro de 2019), não contempla a formação em Gestão Escolar. O Centro Universitário São José se orgulha em desenvolver o curso de pós-graduação em Gestão Escolar Integrada com uma proposta integradora de ideias e práticas, inovação, atualização e uso da linguagem tecnológica. Os egressos do curso estarão, portanto, preparados para gerenciar limites e desafios, criar perspectivas e visão em potencial sobre gestão integrada inclusiva nos espaços escolares e não-escolares. Além de refletir sobre teorias e práticas na criação de estratégias pedagógicas; de supervisão, orientação e reorientação educacional; e inspeção escolar. Além disso, na Pós-Graduação da UniSãoJosé, os alunos têm disponibilidade de usufruírem de instalações de alto padrão durante as suas aulas e encontros presenciais, o que faz parte da nossa metodologia de ensino que alinha a teoria à prática.

Pós-Graduação UniSãoJosé

Se interessou por essa Pós-Graduação?

Vamos conversar agora mesmo.

WhatsApp

Coordenação

Prof. Me.

Victor Ramos da Silva

Prof. Me.

Victor Ramos da Silva

E-mail:

Formação Acadêmica:

Doutorando em Linguística com ênfase em Neurociência pela UFRJ (desde 2021), onde é membro do Grupo de Pesquisa em Biologia da Linguagem (desde 2020) e do Laboratório de Acesso Sintático, Eletrofisiologia e Neurociência da Linguagem – ACESIN (desde 2020); É Mestre em Estudos de Linguagem com ênfase em Psicolinguística Experimental pela UFF (2013 a 2015), onde foi membro do Grupo de Pesquisa em Psicolinguística Experimental – GEPPEX (entre 2013 e 2017); Especialista em Psicopedagogia pela FAMESP (2020 – 2021), Psicologia também pela FAMESP (2021 – 2021) e Gestão Escolar pela ANEAS (2017 – 2019); Graduado nos cursos de Licenciatura em Letras – Português e Inglês (2010 -2012) e Pedagogia (2019 – 2020) pela FEUC; Possui cursos na área de Educação, Metodologia, Ensino a Distância e Línguas; Foi titulado em Conhecimentos Pedagógico pela Universidade de Cambridge (Teaching Knowledge Test) em 2012.

Experiência Profissional:

Trabalha, desde 2007, como professor da Educação Básica, já tendo atuado no ensino regular, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação a Distância, na esfera privada, na rede pública, com curso técnicos, preparatórios e em gestão, acumulando experiências na Secretaria de Estado de Educação (de 2015 a atualmente), na Rede MV1 Total de Ensino (de 2013 a 2019), na Escola Santa Clara (de 2010 a 2013), dentre outros. Nas funções da área de gestão, já foi diretor acadêmico e coordenador pedagógico da Escola Santa Clara (de 2011 a 2013), diretor adjunto do Centro Educacional Assis Lima (de 2011 a 2012) e orientador educacional da Secretaria de Estado de Educação (de 2020 a atualmente). No Ensino Superior, atua desde 2013. Na área de ensino, pesquisa e extensão, lecionou todas as disciplinas do Curso de Letras na FEUC (entre 2013 e 2020) e grande parte das disciplinas do curso de Pedagogia, no mesmo período e local. Além da referida instituição, tem atuação, em níveis de graduação e pós-graduação, nas Faculdades Simonsen, na UniABEU, na Uni.MSB, na Faculdade Bezerra de Araújo, na UniCBE, na Faculdade Minerva, na CENSUPEG e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem linha de atuação nas disciplinas do mote das linguagens, das práticas de ensino, da legislação educacional e da psicopedagogia. No âmbito da gestão, no Ensino Superior, atua como vice-diretor acadêmico das Faculdades Simonsen, coordenador do curso de Pedagogia da FABA e foi, entre 2013 e 2019, coordenador geral de graduação, coordenador de pós-graduação, coordenador de pesquisa e extensão, coordenador das secretarias e de registro, coordenador de cursos livres e membro do conselho administrativo da FEUC. Junto ao Ministério da Educação, é avaliador do Ensino Superior Nacional junto ao INEP (desde 2018) em avaliações institucionais e dos cursos de Letras e Pedagogia e, pela CAPES, já fui coordenador de gestão do PIBID (2017 – 2018), coordenador de subprojeto do PIBID (2019) e preceptor da Residência Pedagógica (2019 – 2020). Recentemente, foi convidado pelo Centro Universitário São José (UniSão José), a mudar horizontes e perspectivas e assumir a gestão acadêmica dos cursos de licenciatura a distância em Matemática, Pedagogia e História, do curso presencial de licenciatura em Pedagogia e do programa Residência Pedagógica prezando pela inovação, pela qualidade e pela tradição da UniSãoJosé.

Matriz Curricular

  • DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    50h - EAD

  • MODALIDADES DE ENSINO E INTERNET

    4h - Presencial

  • GESTÃO ESCOLAR E USO DAS TECNOLOGIAS

    4h - Presencial 

  • GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS: FINANCEIRA E RECURSOS DA EDUCAÇÃO

    4h - Presencial 

  • GESTÃO DE PESSOAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E ÓRGÃOS DE PARTICIPAÇÃO E REPRESENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO

    50h - EAD

  • LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

    4h - Presencial 

  • ORGANIZAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES NA POLÍTICA DA INCLUSÃO SOCIAL

    4h - Presencial

  • SUPERVISÃO ESCOLAR E PLANEJAMENTO DO PLANO DE GESTÃO ESCOLAR

    4h - Presencial

  • SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

    50h - EAD

  • INSPEÇÃO ESCOLAR

    4h - Presencial

  • GESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA

    4h - Presencial

  • ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

    4h - Presencial

  • A GESTÃO EDUCACIONAL EM SEUS PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DOS DIFERENTES TIPOS DE GESTÃO E O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA

    50h - EAD 

  • METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA DE TRABALHO GERENCIAL

    4h - Presencial

  • GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA E O ENVOLVIMENTO COM A BNCC

    4h - Presencial

  • GESTÃO DO ESPAÇO FÍSICO E PATRIMONIAL VOLTADA AOS RESULTADOS EDUCACIONAIS E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

    50h - EAD  

  • MELHORIAS NO PROCESSO ORGANIZACIONAL DA GESTÃO ATRAVÉS DO TRABALHO INTEGRADO E COM O USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS

    4h - Presencial 

  • ÉTICA NO COMPORTAMENTO DA GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA

    4h - Presencial 

  • GESTÃO EMPRESARIAL

    4h - Presencial

  • O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO CONSTRUÇÃO COLETIVA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

    50h - EAD

  • GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA VOLTADA AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    4h - Presencial

  • GESTÃO EM AÇÃO INTEGRADA COM O TRABALHO DA ESCOLA JUNTO ÀS FAMÍLIAS, COMUNIDADE DO ENTORNO E INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA DA EDUCAÇÃO

    4h – Presencial 

Deseja saber mais informações sobre esse curso?